Vídeo: elefantes juntam-se para proteger crias durante sismo na Califórnia
Um sismo de magnitude 5,2 atingiu segunda-feira o sul da Califórnia, nos Estados Unidos, pelas 17 horas locais. O abalo teve uma profundidade de 12 quilómetros, junto a Julian, já muito perto da fronteira com o México.
A cidade de San Diego fica a cerca de 60 quilómetros e no zoológico local foi possível observar o comportamento defensivo de alguns animais, nomeadamente na zona dos elefantes. O Zoo San Diego divulgou imagens do comportamento que os animais adotaram para proteger a manada.
Stronger together 🐘
— San Diego Zoo Wildlife Alliance (@sandiegozoo) April 14, 2025
Elephants have the unique ability to feel sounds through their feet and formed an "alert circle" during the 5.2 magnitude earthquake that shook Southern California this morning. This behavior is a natural response to perceived threats to protect the herd. pic.twitter.com/LqavOKHt6k
«Os elefantes têm a capacidade única de sentir os sons através das patas e formaram um ‘círculo de alerta’ durante o terramoto de magnitude 5.2 que abalou o sul da Califórnia esta manhã. Este comportamento é uma resposta natural à percepção de ameaças para proteger a manada», escreveu a instituição, nas redes sociais.
No vídeo é possível ver como os elefantes mais velhos formam um círculo para proteger as crias.