V. Guimarães: Lebedenko ataca onze no qual Beni é dúvida
Os internacionais ainda estão a regressar a conta-gotas dos compromissos com as respetivas seleções, mas no Castelo é a todo o gás que o técnico Luís Pinto prepara já o duelo de domingo à tarde (15h00) em Santa Maria de Lamas, com o União local, a contar para a terceira eliminatória da Taça de Portugal.
Um encontro que pode permitir novas oportunidades para alguns dos menos utilizados do plantel do Vitória de Guimarães. É o caso de Orest Lebedenko, internacional ucraniano que já soma alguns minutos na Liga, mas sempre como suplente utilizado.
O lateral-esquerdo de 27 anos, que esta época chegou ao D. Afonso Henriques depois de duas temporadas no Vizela, deu boa conta do recado na última partida oficial, entrando logo após o intervalo na vitória diante do Santa Clara (2-1), mas, mais importante, foi um dos onze que jogaram de início no recente jogo particular com o Vila Meã, do Campeonato de Portugal — tal como o União de Lamas, próximo adversário. O Vitória venceu esse jogo, realizado no passado dia 9, por 4-1.
O avanço de Lebedenko para o onze permite, ao mesmo tempo, dar descanso a João Mendes, titular em todas as partidas dos vimaranenses até ao momento.
Entretanto, os médios Matija Mitrovic e Miguel Nogueira já regressaram das seleções sub-21 de Sérvia e sub-20 de Portugal, respetivamente, ao passo que Toni Strata, que esteve ao serviço da Roménia também em sub-21, será integrado esta quarta-feira no treino.
O mesmo poderá acontecer com um dos heróis da primeira qualificação da história de Cabo Verde para um Campeonato do Mundo, Telmo Arcanjo, embora não seja certo que se treine já, podendo o regresso aos trabalhos ficar adiado somente para quinta-feira.
A caminho do Castelo está também Beni Mukendi, embora neste caso as reservas sejam muitas. O internacional angolano saiu lesionado do duelo de segunda-feira dos Palancas Negras nos Camarões (0-0), após ter sofrido uma forte pancada na cabeça. Tratado e observado num hospital ainda em Angola, o jovem médio recebeu, entretanto, autorização para viajar.
Beni será reavaliado assim que chegue a Guimarães, estando, assim, em dúvida para o regresso do Vitória à competição, no domingo, em jogo da Taça de Portugal.