Jogos Olímpicos de inverno Milão-Cortina 2026
Jogos Olímpicos de inverno Milão-Cortina 2026

ICE nos Jogos Olímpicos de Inverno, mas sem atividades operacionais

Garantia dada pelo governo italiano

Matteo Piantedosi, ministro do Interior do governo italiano, afirmou que a presença do ICE em Milão, durante os Jogos Olímpicos de Inverno Milão Cortina 2026, que se iniciam na próxima sexta-feira e terminam a 22 de fevereiro, não belisca as autoridades locais nem coloca problemas de segurança.

«O ICE [Serviço de Imigração e Alfândega dos EUA] não exerce nem poderá exercer atividades operacionais de polícia no nosso território nacional. A segurança e a ordem pública são garantidas exclusivamente pelas nossas forças policiais», assegurou, numa audição na câmara de deputados, com a oposição a usar crachás com a inscrição «ICE Out» («ICE Fora»).

Matteo recordou que a colaboração das autoridades italianas com o ICE remonta a mais de dez anos, em virtude de um acordo de cooperação policial assinado entre Itália e EUA em 2009 e retificado em 2014, «como sucede há anos em mais de 50 países, sem que ninguém jamais tenha ficado escandalizado», sublinhando que «já se revelou particularmente frutuosa» no combate ao crime transfronteiriço.

Chiara Braga, líder parlamentar do principal partido da oposição, apontou que os tempos mudaram, assinalando que «há dez anos os Estados Unidos nunca teriam pensado em invadir a Gronelândia ou aplicar tarifas alfandegárias», e lembrou «os dois cidadãos indefesos assassinados [pelo ICE em Minneapolis], Renée Good e Alex Pretti, o que não foi um erro trágico, mas uma escolha política precisa do Presidente Donald Trump».

As autoridades italianas negaram inicialmente a presença de agentes do ICE, tentando depois minimizar o papel do corpo de polícia dos Estados Unidos, sugerindo que apenas garantem a segurança da delegação norte-americana, já que o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, e o secretário de Estado, Marco Rubio, vão estar presentes na cerimónia de abertura dos Jogos de Inverno, que decorrem entre 6 e 22 de fevereiro.