Festejos dos gansos após o triunfo frente ao FC Porto. Foto: Sérgio Santos
Festejos dos gansos após o triunfo frente ao FC Porto. Foto: Sérgio Santos

Casa Pia: Álvaro Pacheco fez história e voltou a tornar o lar... doce

Vitória contra o FC Porto valeu três pontos, mas foi muito mais que isso. Foi história, foi quebrar de séries negativas e foi um novo alento na luta pela manutenção

Na última segunda-feira, o Casa Pia protagonizou uma das maiores surpresas da época ao vencer o FC Porto por 2-1, num triunfo histórico que valeu muito mais do que três pontos. Além de infligir aos dragões a primeira derrota no campeonato, os gansos quebraram uma série negativa que durava há décadas, conquistando a primeira vitória de sempre frente ao emblema azul e branco, ao 13.º confronto entre as duas equipas.

Num jogo marcado pela intensidade, organização e eficácia, o Casa Pia mostrou personalidade para enfrentar o líder, resistiu aos momentos de maior pressão e soube ser pragmático nos momentos decisivos. Este sucesso ganha ainda maior dimensão quando enquadrado no histórico do clube frente aos grandes do futebol português. Em 101 jogos frente a Sporting, Benfica e FC Porto, o Casa Pia passa agora a somar 10 vitórias: seis diante das águias, três frente aos leões e, finalmente, uma frente aos azuis e brancos, alcançada numa noite que ficará gravada na memória dos adeptos dos gansos.

No banco esteve uma das figuras-chave da noite. Álvaro Pacheco, ao terceiro jogo como treinador do Casa Pia, somou a primeira vitória ao serviço do clube, logo frente a um grande, ampliando para quatro o número de triunfos da sua carreira frente a Sporting, Benfica e FC Porto. Curiosamente, foi também a segunda vez que derrotou os dragões, num resultado que permitiu ainda quebrar um longo jejum caseiro.

O Casa Pia não vencia na sua casa emprestada de Rio Maior desde 10 de maio de 2025, mas 267 dias depois, o estádio voltou a ser sinónimo de alegria. Numa demonstração de garra, qualidade e crer, os gansos transformaram novamente o recinto num verdadeiro lar doce lar.

As consequências fizeram-se sentir também na classificação. Com esta vitória, o Casa Pia ultrapassou o Santa Clara, saiu da zona de play-off de despromoção e subiu ao 15.º lugar, ganhando margem e alento numa fase decisiva da temporada.