V. Guimarães: campeões europeus de sub-17 homenageados
O Vitória de Guimarães homenageou, esta segunda-feira, Zeega e Verdi, dois produtos da formação do clube que se sagraram campeões europeus de sub-17 ao serviço de Portugal. Na cerimónia, na qual estiveram presentes colegas, treinadores, diretores do clube e os professores dos dois atletas, o vice-presidente vimaranense e administrador da SAD, José Eduardo Viamonte, considerou-os «exemplos para os demais».
«É um orgulho para o Vitória ter dois atletas que são campeões da Europa. São dois miúdos impecáveis e que têm aliado um percurso desportivo de elite ao percurso escolar. São um exemplo para os demais e é um feito que nos orgulha. Queremos continuar a desenvolver atletas deste nível desde o futebol de base até ao futebol profissional. Temos esperança no Verdi e no Zeega. O Vitória tem de ter a capacidade de reter talento desde a base até às equipas principais», referiu, citado pelos meios do emblema vitoriano.
Por sua vez, Zeega, médio, não escondeu a felicidade pela conquista do título europeu na Albânia, mas confessou que a glória traz maior responsabilidade.
«O dia da conquista do título europeu foi um dos dias mais felizes da minha vida. Só queria aproveitar aquele momento porque era um momento único. Foi especial e vou guardar estas memórias para o resto da minha vida. Esta conquista dá-me mais responsabilidade, mas isso é uma coisa positiva. Significa que tenho de continuar a trabalhar», disse.
Já Santiago Verdi, que também joga no meio-campo, recordou as celebrações após a final frente à França com o pai e fez questão de repartir o sucesso pelos colegas de equipa no Vitória.
«Agora já consigo ter uma noção melhor do que foi a nossa conquista, mas acho que ainda não me caiu a ficha a 100%. Ainda não tenho noção total de tudo o que este título representa. O meu pai foi ver o jogo da final e a primeira memória que tenho depois do apito final foi abraçá-lo e lembro-me que ele começou a chorar. Foi marcante. Quando cheguei a casa, toda a minha família me felicitou. Os meus amigos e colegas também foram fundamentais nesta conquista. Passo muito tempo com eles, contribuem muito para a minha felicidade e apoiam-me muito. Só conseguimos crescer se formos colocados à prova», concluiu.