V. Guimarães: Beni Mukendi para agarrar lugar no miolo
Independentemente da chegada de mais reforços para o meio-campo - pelo menos mais um em perspetiva -, a intenção do V. Guimarães passa por rentabilizar desportivamente Beni Mukendi, sendo que as possíveis saídas na zona intermediária ainda abrem mais as possibilidades para uma aposta forte no internacional angolano, contratado ao Casa Pia, no último mês de janeiro.
A aquisição do médio, de 23 anos, significou um investimento de três milhões de euros - assinou até junho de 2029 -, por parte dos responsáveis do emblema vimaranense e, por isso, é uma forte aposta para a nova temporada. Em 2025/26, Beni tem a oportunidade de realizar a pré-época e sob o comando de um novo treinador, como é o caso de Luís Pinto que chega do Tondela.
Depois de cinco meses na cidade berço, em que apenas foi utilizado em oito partidas (somente duas como titular), somando uns escassos 191 minutos, o jogador vai à procura de ganhar outro estatuto no plantel e consequentemente um lugar de relevo, também, entre as principais escolhas do técnico que agora chega, podendo começar do zero na demonstração de todas as suas capacidades.
A seu favor, o internacional angolano tem, igualmente, o facto de o clube estar disposto a ouvir propostas por dois jogadores da sua área de influência, como Tiago Silva e Tomás Handel, sendo que a saída de João Mendes está, praticamente, consumada neste momento, já que não há perspectivas para uma qualquer renovação do vínculo com o jogador de 30 anos. Sem os dois elementos que dominaram as escolhas dos vários técnicos que passaram pelo V. Guimarães, nos últimos anos, Beni ganha uma nova vida para 2025/26, podendo mostrar os atributos que levaram os conquistadores a abrirem os cordões à bolsa, na última janela de transferências.
O jogador também vai ganhando outra estabilidade, pois casou este sábado com Elisama Costa, numa cerimónia civil em Luanda. O relançar da sua carreira pode assentar na força familiar, mas também na vontade que o clube demonstra em fazer com que surja a melhor versão de Beni Mukendi para a nova temporada.