Luís Pinto pretende jogadores totalmente focados no encontro com o Arouca. (Foto: V. Guimarães)

V. Guimarães: aposta na juventude dá frutos

Várias pérolas da formação vimaranense têm dado boa conta do recado na pré-temporada e espreitam uma vaga no plantel às ordens de Luís Pinto. Ainda haverá movimentações no mercado e equipa não está fechada

De olho na nova temporada, que está aí ao virar da esquina, o Vitória de Guimarães continua a trabalhar com afinco no estágio de pré-época no Algarve. Neste período que antecede o arranque das provas oficiais, Luís Pinto tem dado espaço a várias pérolas da formação vimaranense, que têm mostrado serviço e deixado boas indicações para o futuro.

Os portugueses Rika Ribeiro (central), Diogo Sousa (médio), Rodrigo Duarte (médio criativo), bem como o belga Noah Saviolo (extremo) foram os jovens da equipa B chamados pelo novo timoneiro dos conquistadores para o Algarve e têm somado minutos nesta pré-temporada, além dos reforços Oumar Camara (18 anos) e Matija Mitrovic (20 anos).

Diogo Sousa tem sido, porventura, a jovem promessa em maior destaque, ele que já apontou um tento (na goleada por 10-0 diante dos espanhóis do Ponferradina), e foi aposta de início em três dos seis duelos particulares neste período.

Nos vitorianos há mais de uma década, o centrocampista de apenas 19 anos espreita uma vaga no plantel principal, procurando ainda a estreia pelos séniores. Na temporada transata, cumpriu 27 jogos pela formação secundária dos minhotos, tendo desempenhado um papel importante na campanha de sucesso da turma de Gil Lameiras, que garantiu a subida à Liga 3.

Plantel ainda não está fechado

Já houve várias movimentações significativas no defeso para o Vitória, mas o plantel não está fechado e haverá ainda entradas e saídas nas próximas semanas, até ao fecho do mercado.

A frente de ataque é uma área para a qual os conquistadores podem trazer reforços. Chucho Ramírez, recorde-se, foi transferido para o Nacional e, nesta altura, há apenas dois pontas de lança de raiz na equipa minhota: Nélson Oliveira e José Bica. Há ainda Dieu Merci, que na época passada alternou entre séniores e formação B.

O jovem avançado senegalês Alioune Ndoye, irá, ao que tudo indica, chegar a Guimarães nos próximos dias, aumentando o leque de opções de Luís Pinto para a linha mais adiantada.

O plantel vitoriano continua a preparar a próxima época no Algarve, onde está a realizar estágio até este sábado (26). A estreia em competições oficiais está marcada para o dia 9 de agosto, altura em que os conquistadores medem forças com o FC Porto, no Dragão, em duelo relativo à jornada inaugural da Liga.

Sugestão de vídeo