Uma Champions a várias velocidades

Os jogos de FC Porto (Milan) e Sporting (Besiktas), para as contas dos grupos, valem mais do que o duelo do Benfica com o Bayern

OBayern de Munique foi a Leverkusen amassar o Bayer (1-5), como que a avisar o Benfica de que a principal besta negra europeia dos encarnados está a caminho da Luz. A equipa bávara, campeã europeia há menos de dois anos no anfiteatro benfiquista (1-0 ao PSG na final, depois de 8-2 ao Barcelona nas meias), tem por característica nunca brincar em serviço (embora não seja invencível, como provou o Eintracht Frankfurt, vencedor na Allianz Arena, no mesmo dia em que o Portimonense venceu na Luz...), e a turma de Jorge Jesus precisará de estar ao mais alto nível, em concentração e inspiração, para bater o pé ao gigante de Munique. Ou seja, embora muitos dos protagonistas benfiquistas da próxima quarta-feira tenham estado ausentes da Trofa devem guardar como imagem do que não devem fazer a forma deslaçada como o Benfica se apresentou na Taça, entre alguns jogadores fora de forma, outros fora de ritmo e outros ainda sem concentração competitiva. Salvou-se claramente (além de André Almeida, que acrescentou ao seu proverbial rendimento mínimo garantido a cereja no topo do bolo que foi o golo da vitória) Everton Cebolinha que, perante a iminência de, sem espaço pelo posicionamento de Darwin Núñez na esquerda, ter perdido o lugar no onze, mostrou vontade e serviço, marcou um golo e foi o agitador-mor de uma partida por vezes penosa para as águias.
Já FC Porto e Sporting, que amanhã entram em campo, têm pela frente desafios de calibre diferente, contra adversários menos poderosos que o Bayern de Munique. Porém, paradoxalmente, esses confrontos podem ser mais importantes para a classificação dos grupos do que o duelo dos encarnados perante os bávaros. É normal que, na contas da qualificação, o Benfica não pense muito nos pontos com o Bayern, mesmo em casa. Já os dragões (que na recente apresentação de contas evidenciaram a importância de ir longe na Champions) devem adicionar a partida com  os rossoneri à coluna do haver, sob pena poderem vir a falhar, até, o objetivo mínimo do grupo. O mesmo acontece com o Sporting, em visita ao Besiktas. Num grupo onde Ajax e Dortmund possuem outro estatuto europeu, é com uns turcos perfeitamente ao alcance que os leões devem fazer prova de vida na Champions, somando pontos e muitos euros.
 

ÁS — NEEMIAS QUETA

O poste nascido no Barreiro, de 22 anos, faz parte dos 17 jogadores escolhidos pelo treinador Luke Walton e pelo general manager Monte McNair para o plantel principal dos Sacramento Kings. Neemias Queta, 39.ª escolha no draft, fica assim mais perto do sonho de vir a ser o primeiro português a jogar na NBA.

ÁS — DIER/REGUILÓN

O antigo jogador do Sporting e o internacional espanhol pediram assistência para um adepto que se tinha sentido mal em St. James’ Park. Dier inclusivamente saiu do campo e foi buscar um paramédico com desfribilhador!  Atitude que valeu mais que qualquer golo, na vitória da equipa de Nuno Espírito Santo em Newcastle.

ÁS — GUSTAVO GALIL

O guarda-redes do Leça, do quarto escalão, defendeu quatro pontapés da marca de grande penalidade no desempate que ditou o afastamento do Arouca (I Liga) da Taça de Portugal. Galil, 23 anos, há cinco no futebol nacional, fica como símbolo dos tomba-gigantes desta terceira eliminatória da prova-rainha.