Mariana Mortágua deixará a liderança do Bloco de Esquerda - Foto: IMAGO

Último navio da flotilha para Gaza intercetado, detidos estão presos em Israel

Mariana Mortágua, Sofia Aparício, Miguel Duarte e Diogo Chaves entre os tivistas da flotilha transferidos para prisão no sul do país

A equipa jurídica que apoia a Flotilha Global Sumud adiantou esta sexta-feira que os mais de 400 tripulantes das embarcações detidos pelas forças navais israelitas foram transferidos para uma prisão em Israel, mais concretamente Saharonim, no deserto de Negev, no sul do país.

Recorde-se que entre os detidos estão quatro portugueses: a líder do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, a atriz Sofia Aparício e os ativistas Miguel Duarte e Diogo Chaves.

Loubna Yuma, advogada da equipa jurídica da ação, disse à agência de notícias EFE que os ativistas serão provavelmente deportados da prisão para os países de origem.

Foram detidos 30 espanhóis, 21 turcos, 12 malaios, 11 tunisinos, 15 brasileiros e 10 franceses, bem como cidadãos dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, México e Colômbia.

A Global Sumud revelou, entretanto, que o Marinette, último barco de viagem de ajuda à Faixa de Gaza, já foi apanhado pelas forças de Israel.