Estádio Europa Point, em Gibraltar - Foto: Divulgação
Estádio Europa Point, em Gibraltar - Foto: Divulgação

UEFA autoriza Lincoln Red Imps a jogar em Gibraltar

Primeiro encontro será já com os polacos do Lech Poznan, no final do mês

Os Lincoln Red Imps, campeões de Gibraltar, receberam autorização da UEFA para disputar os seus jogos em casa da Conference League 2025/26 no Europa Point Stadium, em Gibraltar.

A decisão põe fim à necessidade de o clube realizar as partidas europeias em Portugal, solução adotada nas últimas épocas devido a tensões geopolíticas com Espanha, que impediam o uso de estádios no país vizinho.

O Europa Point Stadium, com capacidade para cerca de 2.000 lugares, situa-se na extremidade sul do território gibraltino e cumpre agora todos os requisitos exigidos pela UEFA. O recinto é conhecido pela vista singular sobre o Rochedo de Gibraltar e, ao longe, sobre a costa africana.

Fundado em 1976, o Lincoln Red Imps é o clube mais titulado de Gibraltar e o primeiro representante do território a alcançar fases de qualificação das competições europeias. Ficou na história ao vencer o Celtic (1-0) em 2016, na 2.ª pré-eliminatória da Liga dos Campeões, que projetou o nome do clube a nível internacional e é talvez a maior humilhação da história dos católicos de Glasgow.

Com esta decisão, os Lincoln Red Imps voltam a jogar diante do seu público nas competições europeias, um passo importante para o desenvolvimento e afirmação do futebol gibraltino. O primeiro jogo será já no dia 23 de outubro, diante dos polacos do Lech Poznan.