Ucraniano desqualificado dos Jogos foi condecorado: «Obrigado pela coragem»
Vladyslav Heraskevych pode ter sido desqualificado dos Jogos por usar um capacete com imagens de atletas ucranianos que perderam a vida na guerra com a Rússia — o Comité Olímpico Internacional (COI) alegou não serem permitidas manifestações políticas durante as competições —, no entanto a sua posição perante o mundo foi assinalada pelo país.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez questão de distinguir o gesto do atleta de sketeton, agraciando-o com a Ordem da Liberdade, uma das principais condecorações civis da Ucrânia, concedida a pessoas que se destacam na defesa da soberania, da independência, da democracia, dos direitos humanos e da liberdade do país.
«As medalhas são importantes para a Ucrânia e para si, mas parece-me que o mais importante é ser quem é», afirmou o chefe de Estado ucraniano.
«Obrigado pela sua postura, força e coragem», assinalou na rede social X.
Remembrance is not a violation.
— Volodymyr Zelenskyy / Володимир Зеленський (@ZelenskyyUa) February 13, 2026
I met with Ukrainian skeleton racer and member of Ukraine’s National Olympic Team, Vladyslav Heraskevych, and his father, coach of Ukraine’s skeleton team, Mykhailo Heraskevych. I presented Vladyslav with the Order of Freedom.
Ukraine will always… pic.twitter.com/YdPBOQNFin
O atleta de skeleton também recebeu apoio do Parlamento Europeu. Cerca de quarenta eurodeputados informaram o COI de que não concordaram com a desqualificação.
Durante dias, Heraskevych foi, involuntariamente, centro de uma polémica. Inicialmente, foi-lhe permitido competir no skeleton, mas teria de usar outro capacete. Recusou-se a fazê-lo e acreditava na audiência que se seguiria, após ter contestado a decisão do COI. No entanto, essa decisão também foi desfavorável.