Equipa de basquetebol do Sporting não ganhou para o susto      Fotografia Sporting CP
Equipa de basquetebol do Sporting não ganhou para o susto Fotografia Sporting CP

Turbulência, gritos e pânico na viagem do Sporting

Leões apanharam um valente susto na aterragem em Bilbao, onde amanhã começam a 2.ª fase de grupos da Taça Europa. Avião teve de voltar para Madrid devido ao mau tempo e a equipa está a fazer a viagem de autocarro sem espaço para os enormes jogadores, sem ter almoçado e sabendo que dificilmente estarão no hotel antes da meia-noite. Queimado ficou já o treino no pavilhão onde irão jogar, mas isso é o menos para quem terá apanhado o susto da vida

Forte turbulência, gritos e pânico. Foi assim que a equipa de basquetebol do Sporting viveu, esta terça-feira, parte da viagem para Bilbao, onde amanhã defronta o Bilbao Basket na primeira ronda do Grupo M, a contar para a 2.ª fase da Taça Europa. Poule que também integra os gregos do PAOK e os eslovacos do Prievidza.

Viagem essa que ainda decorre, já que devido ao mau tempo que se fez sentir de manhã em Madrid, onde a equipa fez escala, a formação liderada por Luís Magalhães está a cumprir os mais de 400 km que ligam as duas cidade de autocarro e só tem prevista a chegada ao aeroporto de Bilbao cerca das 23h00 e ainda terão de ir para o hotel e tentar jantar.

Quando os leões partiram às 8h00 de Lisboa para fazer escala em Madrid, estavam longe de imaginar os momentos de susto que iriam passar. Até à capital espanhola tudo tranquilo, assim como o início do voo para o destino final.

O mau tempo foi-se sentindo à medida que a viagem foi decorrendo, o que ninguém esperava foi que, depois de terem anunciado que o avião iria aterrar surgisse uma turbulência tão forte, capaz de sacudir o avião de um lado para o outro e de cima para baixo durante vários segundos, o que deixou muita gente aos gritos e assustada.

Com o mau tempo a persistir, o comandante anunciou então que a aterragem iria ser cancelada e o avião voltaria para Madrid, onde, depois de quatro horas de espera e tendo dado apenas uma sandwich e uma garrafa de água, arranjaram um autocarro para a equipa seguir viagem, mas avisando desde logo que iria demorar seis horas.

Sem terem almoçado, é o que os leões estão a fazer, com a natural dificuldade de jogadores com quase ou mais de 2m caberem e estarem confortáveis nos lugares de um autocarro cheio. Perdido ficou já o treino marcado para esta tarde na Arena de Bilbao e parte do descanso para o embate de amanhã às 17h30 de Portugal.   

Diogo Ventura: «Vamos para esta fase com muita motivação»

Antes de todos estes contratempos, o base Diogo Ventura havia comentado à comunicação do clubes o que espera não só desta nova etapa da competição como do adversário basco. «Vamos enfrentar uma equipa fortíssima e competitiva na Liga Espanhola, a melhor da Europa. Ainda este fim-de-semana ganhou ao Gran Canaria [que para a semana joga contra o Benfica], candidato a vencer a Champions League. O Sporting tem as suas qualidades. Temos trabalhado muito e vamos para esta fase com muita motivação», começou por referir o internacional luso.

«Só pelo facto de jogar no campeonato em que joga, o Bilbao está habituado a uma intensidade muito mais alta do que a nossa. Temos de, no mínimo, igualar a intensidade deles para conseguirmos competir. Depois, estão cheios de atributos. Têm 12 jogadores que conseguem contribuir, rodam muito. Estão sempre muito frescos e temos de contrariar isso», reforçou o capitão dos verdes e brancos.

Recorde-se que na primeira fase, o Sporting foi 2.º do Grupo G atrás dos italianos do Dínamo Sassari, mas ambos com os mesmos 10 pontos (4 v-2 d). «Fizemos uma boa primeira fase. Tínhamos um grupo extremamente difícil, com equipas de campeonatos difíceis, e conseguimos ultrapassá-lo. Agora estão as 16 melhores equipas e estamos entre elas. Temos de estar orgulhosos disso», disse ainda Ventura.

O FC Porto, que também disputou a Taça Europa, sofreu com as limitações que teve de jogadores devido a lesão e ficou afastado da prova ao terminar em 4.º no Grupo B, com 8 pontos (2 v-4 d).