Infantino entrega Prémio da Paz a Donald Trump (IMAGO)
Infantino entrega Prémio da Paz a Donald Trump (IMAGO)

Trump recebe Prémio da Paz da FIFA: «É uma das grandes honras da minha vida»

Edição inaugural da distinção foi entregue na cerimónia do sorteio da fase de grupos do Mundial 2026

A FIFA criou o Prémio da Paz este ano e decidiu atribuí-lo, pela primeira vez, a Donald Trump, presidente dos Estados Unidos.

No palco onde se realizará o sorteio, Gianni Infantino, presidente da FIFA, entregou a (enorme) taça a Donald Trump, assim como uma medalha de mérito, antes de explicar o que significa esta nova distinção.

«O prémio vai ser entregue anualmente, para distinguir quem exemplifica o compromisso para unir pessoas à volta do mundo, através de ações que promovam a paz», disse.

De seguida, Donald Trump proferiu algumas palavras de agradecimento, destacando os acordos de paz que alcançou e que salvaram «milhões de vidas».

«Esta á uma das grandes honras da minha vida», começou: «Salvámos milhões e milhões de vidas, na República Democrática do Congo, mais 10 milhões de pessoas morreram e outros 10 milhões iam morrer brevemente. O facto de conseguirmos o acordo de paz entre Paquistão e a Índia, tantas guerras foram acabadas e evitadas.»

Trump também fez questão de elogiar o trabalho de Infantino, presidente da FIFA desde 2016. «É uma grande honra estar com o Gianni, tem feito um grande trabalho, já quebrou recordes na venda de bilhetes, os números são muito além daquilo que o próprio Gianni pensava ser possível.»

Fazendo questão de falar do football e não do soccer, como os norte-americanos se costumam referir à modalidade, Trump disse estar entusiasmado com o Mundial que se aproxima.

«Acho que vamos ter um Mundial como o mundo nunca viu. Tivemos uma grande relação de trabalho com o Canadá, o México temos trabalhado com esses dois países, a relação tem sido fantástica. Por fim, o mundo é um país mais seguro agora, há um ano os Estados Unidos não estavam assim tão bem e agora somos o maior país do mundo», concluiu.