Seleção Nacional  — Foto: IMAGO
Seleção Nacional — Foto: IMAGO

Previsões para o Mundial: os favoritos e o que supercomputador diz de Portugal (fotos)

Espanha lidera naturalmente as probabilidades, Noruega e Colômbia à espreita no top-10

O sorteio do Mundial 2026 realiza-se ja na sexta-feira, dia 5, em Washington D.C. ficando assim traçado o rumo das Seleções até à final no MetLife Stadium, em New Jersey.

16 estádios nos Estados Unidos, Canadá e México irão acolher a maior edição de sempre do torneio, com o número de seleções a aumentar de 32 para 48 e o total de jogos a subir de 64 para 104. Seis das equipas que vão participar no torneio ainda estão por decidir, com quatro a qualificarem-se através dos playoff da UEFA e outras duas através dos play-off interconfederações.

Antes do sorteio, o supercomputador da Opta fez uma primeira análise para avaliar quem está mais bem posicionado para levantar o troféu.

Veja abaixo as seleções e a percentagem de provável vitória:

Galeria de imagens 43 Fotos
O que o Opta diz de Portugal:
«Em termos teóricos, Portugal apresenta um dos plantéis mais talentosos do torneio. Vitinha, João Neves e Nuno Mendes tiveram épocas espetaculares em 2024/25 ao serviço do PSG, enquanto as estrelas da Premier League Rúben Dias, Bernardo Silva e Bruno Fernandes formam um eixo tecnicamente dotado e altamente experiente. Mas quando o torneio começar, é provável que Ronaldo volte a dominar as manchetes, tal como aconteceu no Qatar em 2022 e no Euro 2024. No primeiro desses torneios, Ronaldo foi relegado para o banco no jogo dos oitavos de final contra a Suíça, após uma série de exibições pouco eficazes, e o seu substituto, Gonçalo Ramos, marcou um hat-trick na vitória por 6-1. Depois, na Alemanha, Ronaldo caiu em lágrimas depois de ver um penálti ser defendido no duelo dos oitavos de final contra a Eslovénia, que Portugal acabaria por vencer nas grandes penalidades.»