«Trump dead» tornou-se viral: a explicação
A expressão «Trump dead», ou «Trump morto», em português, tornou-se viral nas redes sociais e na internet em geral. Embora seja quase certo que o presidente dos Estados Unidos da América esteja bem, de onde surgiram estes rumores?
Donald Trump não é visto em público há três dias. E na sequência de preocupações recentes com a sua saúde, após a divulgação de fotografias que mostram o ex-presidente com o que parece ser uma nódoa negra na mão, as teorias da conspiração ganharam força. Mas a origem estará em comentários do seu vice-presidente, JD Vance, bem como do criador dos Simpsons, Matt Groening.
A 27 de agosto, Vance foi questionado sobre se estaria preparado para assumir o lugar de Trump caso ocorresse uma «terrível tragédia». Numa entrevista ao USA Today, Vance sublinhou que o presidente dos EUA está em «ótima forma», mas acrescentou que a possibilidade não podia ser descartada.
«Ele é a última pessoa a fazer telefonemas à noite e a primeira a acordar e a fazer chamadas de manhã», disse Vance. «Sim, tragédias terríveis podem acontecer. Mas sinto-me muito confiante de que o presidente dos Estados Unidos está em boa forma, vai cumprir o resto do seu mandato e fazer grandes coisas pelo povo americano. E se, Deus nos livre, houver uma tragédia terrível, não consigo pensar em melhor formação prática do que a que tive nos últimos 200 dias.»
A morte de Trump também foi tema para Matt Groening, criador dos Simpsons, que foi questionado sobre quando a série de animação — nesta 36.ª temporada os ataques ao presidente dos EUA têm-se sucedido — iria terminar.
À Variety, em julho, respondeu que não havia «fim à vista», mas associou a sua eventual conclusão à morte do presidente dos EUA. «Não, não há fim à vista. Vamos continuar. Vamos continuar até que alguém morra», disse Groening.
Depois acrescentou: «Quando-vocês-sabem-quem morrer, os Simpsons preveem que haverá dança nas ruas. Exceto que o Presidente Vance irá proibir a dança.» Os comentários tornaram-se virais nas redes sociais, dada a reputação da série por supostamente prever eventos do mundo real. Alguns fãs acreditam que os Simpsons previram a ascensão de Trump ao poder já em 2000.
Trump também tem enfrentado preocupações com a sua saúde recentemente. Em julho, a Casa Branca confirmou que ele sofre de uma condição venosa conhecida como insuficiência venosa crónica, que causa inchaço nas pernas.
A condição provoca um aumento da pressão nas veias e pode levar a inchaço e úlceras, mas não é considerada fatal. Antes de a condição de Trump ser anunciada por canais oficiais, fotografias partilhadas nas redes sociais mostravam as suas pernas inchadas e geraram especulação sobre o seu estado de saúde.
No início desta semana, o que parece ser uma nódoa negra foi novamente vista na mão direita de Trump enquanto assinava uma ordem executiva. Isto aconteceu depois de ter sido visto com uma mão com hematomas num vídeo de golfe, enquanto outra imagem, num evento diferente, parecia mostrar uma grande quantidade de maquilhagem aplicada na mão.
Especialistas dizem que os hematomas podem estar associados à inserção recente de uma cânula, o que sugeriria que foi submetido a terapia intravenosa para uma condição não especificada.
Embora Trump não tenha sido visto pessoalmente nos últimos dias, tem continuado a fazer-se ouvir na sua plataforma Truth Social.
Esta sexta-feira, escreveu uma publicação confusa sobre a situação atual das tarifas comerciais, assegurando que «TODAS AS TARIFAS CONTINUAM EM VIGOR», depois de criticar o «Tribunal de Recurso Altamente Partidário» por ter considerado a maioria delas ilegais.
No mesmo dia, também fez publicações sobre o redesenho de um mapa congressional no Missouri, partilhou imagens que afirmavam que a sua economia estava «em expansão» e partilhou uma homenagem ao controverso lutador da WWE, Hulk Hogan.