Trovoada e vento: Proteção civil registou 150 ocorrências até às 7 horas

País em alerta laranja devido ao mau tempo

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou 150 ocorrências, relacionadas com a chuva e vento fortes, entre a meia-noite e as 7 horas de hoje.

De acordo com esclarecimentos de Rui Oliveira, da ANEPC, à agência Lusa, das 150 ocorrências, 91 foram inundações, 42 corresponderam a quedas de árvore e as restantes quedas de estruturas e pequenos deslizamentos de terras, sobretudo na região de Lisboa. «Na sub-região de Lisboa foram registadas 65 ocorrências, em Setúbal 18 e no Oeste 12 e as restantes espalhadas por outras regiões do continente, mas nada de grave», indicou.

Portugal continental está a ser afetado por uma superfície frontal fria de atividade moderada a forte, provocando chuva, trovoadas e vento, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

A madrugada foi marcada por intensas trovoadas na região de Lisboa e Vale do Tejo. Foram registadas mais de 20 mil descargas elétricas positivas e mais de 10 mil descargas negativas.

Com todo o continente, à exceção de Bragança, em aviso laranja, o IPMA prevê chuva que será «por vezes forte e acompanhada de trovoada», sobretudo na parte da manhã.

«A partir da tarde continuam a existir condições para ocorrência de trovoada e os aguaceiros poderão ser de granizo», indica ainda o IPMA em comunicado.