Fem van Empel, tricampeã mundial de ciclocrosse (foto Visma-Lease a Bike
Fem van Empel, tricampeã mundial de ciclocrosse (foto Visma-Lease a Bike

Tricampeã mundial de ciclocrosse anuncia pausa na carreira devido a problemas de saúde mental

A neerlandesa Fem van Empel, de 23 anos, a estrela maior do ciclocrosse na atualidade, vai parar por tempo indefinido, alegando ter perdido a alegria e motivação pelo ciclismo

A tricampeã mundial de ciclocrosse Fem van Empel anunciou que vai fazer uma pausa na carreira por tempo «indefinido», depois de ter admitido que «perdeu a alegria e a motivação pelo ciclismo».

Ativa tanto no ciclismo de estrada como no ciclocrosse, a neerlandesa da Visma-Lease a Bike já se tinha afastado das provas de estrada em março, com o objetivo de se concentrar no ciclocrosse. Apesar de uma estreia vitoriosa esta temporada no Exact Cross, em Heerde, Van Empel acabou por abandonar no Koppenbergcross, prova que acabou por precipitar a decisão agora tomada. Por mútuo acordo, a jovem corredora e a equipa decidiram terminar o vínculo a partir de 1 de janeiro de 2026.

«Durante o Koppenbergcross, o meu corpo e a minha mente enviaram um sinal muito claro», explicou Fem van Empel, num comunicado divulgado pela Visma-Lease a Bike.

«Não sou alguém que desiste facilmente, mas, inconscientemente, já tinha tomado a decisão. Parece-me a decisão certa para mim agora. É uma decisão bem ponderada da qual me orgulho. Neste momento, sinto falta da motivação e do prazer que o ciclismo me proporcionou durante anos. É a altura certa para um novo capítulo», declarou a ciclista através do mesmo canal de comunicação.

No comunicado, a equipa sublinha ainda o percurso recente da atleta: «O último ano foi dedicado a encontrar o equilíbrio para Van Empel. Em março, ela optou conscientemente por se afastar do desporto para se concentrar no seu bem-estar mental e lidar com problemas físicos. Após este período de descanso, decidiu não continuar a focar-se no ciclismo de estrada e, em vez disso, trabalhar para regressar ao ciclocrosse no início da temporada.»

A decisão representa uma perda «lamentável» para a Visma-Lease a Bike, segundo o diretor da equipa, Richard Plugge, que garante respeitar a escolha da corredora: «Fem significou muito para a nossa equipa e para o ciclocrosse em geral. Graças ao seu talento, alcançou resultados impressionantes e fez história no desporto com a nossa equipa, conquistando títulos europeus e mundiais. Foi especial acompanhar de perto o seu progresso e trabalhar em conjunto. Desejamos-lhe todo o sucesso no futuro», afirmou o responsável neerlandês.