Portugal defronta o Egito nos dias 30 de outubro e 1 de novembro. Foto: FPA
Portugal defronta o Egito nos dias 30 de outubro e 1 de novembro. Foto: FPA

Três estreantes e quatro ausências de peso por lesão na Seleção

17 jogadores foram chamados para os dois encontros particulares com o Egito, marcados para 30 de outubro e 1 de novembro

O selecionador nacional, Paulo Jorge Pereira, divulgou esta sexta-feira a lista de 17 jogadores convocados para os dois encontros particulares com o Egito, marcados para 30 de outubro (20h00) e 1 de novembro (16h00), em Moimenta da Beira, no âmbito do Torneio Internacional Terras do Demo, e que terão ambos transmissão n'A BOLA TV.

A lista que não conta com nomes de peso dos Heróis do Mar, conta com três estreias absolutas: o lateral Vasco Costa (19 anos, do FC Porto), o central Filipe Monteiro (21 anos, do Sporting) e Gonçalo Meireles (26 anos, do ABC).

Apesar de apresentar vários regressos em relação aos últimos compromissos de qualificação - Diogo Rêma (FC Porto), Diogo Branquinho, Salvador Salvador e Francisco Costa (Sporting), Luís Frade (Barcelona) e Victor Iturriza (Kuwait SC) -, destaque para ausência de quatro habituais escolhas do selecionador, todas por lesão: Martim Costa, Rui Silva, Leonel Fernandes e António Areia.

De fora por opção fica Pedro Portela, ponta de 34 anos que esta época trocou o Sporting pelo Águas Santas. Com os dois habituais pontas direitas de fora, Paulo Jorge Pereira faz regressar Jenilson Monteiro (Limoges), que já esteve no último estágio, e Miguel Pinto, jogador dos macedónios do Vardar que não era convocado há dois anos e meio, quando fez a estreia.

Em declarações ao site da Federação, o selecionador explicou a importância de ter gente nova em jogos de grande exigência, como os que Portugal vai ter frente a uma das grandes potências do andebol.

«Esta convocatória foi feita, à imagem de outras no passado, tendo em conta que estes dois jogos com o Egito são de preparação do próximo Europeu. Nestes momentos, o que fazemos é trazer alguns atletas que podem vir a representar a seleção nacional de uma forma mais consistente nos próximos tempos, ou atletas para podermos observar em contexto de seleção, para percebermos como é que eles funcionam para poderem ser uma alternativa futura», disse.

«Para nós é um privilégio receber o Egito, que está para mim no top 6/8 mundial. Tê-los aqui também é uma exigência de performance elevada. Temos poucos dias para preparar estes jogos e ver o que é que podemos fazer tendo em conta estas alterações ao nosso formato normal de seleção, com alguns atletas que entram para nós vermos se são possibilidade futura. Ao mesmo tempo também termos atletas experientes que dão uma certa consistência e produtividade à seleção», terminou.

Lista de convocados

Guarda-redes: Gustavo Capdeville (Benfica) e Diogo Rema (FC Porto).

Centrais: André Sousa (Chambéry), Filipe Monteiro (Sporting) e Miguel Neves (Saint-Raphael Var).

Pontas: Diogo Branquinho (Sporting), Gonçalo Meireles (ABC), Miguel Pinto (Vardar) e Jenilson Monteiro (Limoges).

Laterais: Gabriel Cavalcanti (Benfica), Salvador Salvador (Sporting), Vasco Costa (Hammarby), Francisco Costa (Sporting) e João Gomes (Gummersbach)

Pivôs: Ricardo Brandão (FC Porto), Luís Frade (Barcelona) e Victor Iturriza (Kuwait SC).