Três adeptos do Club Brugge detidos, um polícia ferido e material apreendido
A PSP refere esta quarta-feira que foram detidos em Lisboa três adeptos do Club Brugge entre segunda e terça-feira.
A polícia realizou várias ações na cidade, referindo confrontos na madrugada de terça-feira, no Cais do Sodré, que já se arrastavam desde a tarde. Aí, foram detidos dois belgas.
«Foi necessária uma ação de reposição da ordem pública na zona. [No] local houve altercações com o envolvimento dos adeptos do clube belga, através do arremesso de garrafas de vidro e cadeiras, comportamento que colocou em risco a integridade física das pessoas que se encontravam nas imediações», refere um comunicado da PSP, que sublinha que «foi levada a cabo uma vaga de dispersão com utilização da força e disparo de 3 munições de baixa potencialidade letal (...) para repor a ordem pública. Da intervenção resultou a detenção de dois homens de nacionalidade belga, por ofensas à integridade física de Polícias que integravam o dispositivo policial e ainda um Polícia ferido», refere um comunicado na PSP.
Foram ainda apreendidos vários materiais que poderiam ser usados em confrontos combinados, como duas balaclavas, luvas táticas e uma goteira e artefactos pirotécnicos.
Já no dia do jogo, a polícia realizou nova dispersão à tarde junto à estação de metro do Alto dos Moinhos e, no policiamento no Estádio, «foi detido um belga, por injúrias e agressão a agente de autoridade e levantados vários autos de notícia por contraordenação por deflagração de artefactos pirotécnicos, por taxa de álcool superior ao permitido e por venda de bilhetes».