Ivo Vieira na conferência de imprensa do Tondela -
Foto: CD Tondela
Ivo Vieira na conferência de imprensa do Tondela - Foto: CD Tondela

Tondela: Taça terá novidade na baliza

Ivo Vieira anunciou mudança de guarda-redes, com a entrada de Lucas Cañizares, e instou jogadores a mostrarem o qur valem frente ao Vila Real para ganharem lugar na equipa

O Tondela dá início à participação na Taça de Portugal frente ao Vila Real, do Campeonato de Portugal (CP), com o treinador Ivo Vieira a assumir que vai fazer mudanças, dando a notícia de forma clara logo a começar atrás: «Na baliza vai jogar o Lucas.». Referia-se a Lucas Cañizares, que assim se vai estrear pelo Tondela rendendo Bernardo, que foi titular nos 8 jogos já realizados.

Lucas Cañizares é o novo guarda-redes do Tondela

Cañizares foi anunciado como reforço a 21 de agosto e assinou contrato até 2028. Formado no Real Madrid, o guardião esteve na época passada cedido ao Feirense pelo Farense (13 jogos).

De resto, o treinador pediu que os jogadores sejam responsáveis. «Acima de tudo temos de ter presente o carácter, a intensidade, o respeito e a vontade de ganhar. Sabemos que nestes jogos encontramos equipas super motivadas, a jogar num campo que conhecem bem, que privilegiam muito o jogo direto, também primeiras e segundas bolas. Fisicamente estão num momento quase ideal da época, por ser contra uma equipa de Liga. São jogadores que procuram as suas oportunidades, que querem vencer na vida e no jogo. E nós temos de igualar esse comportamento de querer, de atitude, de responsabilidade e perceber que para conseguirmos vencer - porque podemos ser melhores no papel, mas acima de tudo temos de ser melhores em campo no nosso comportamento, na firmeza no jogo, nos duelos, nas primeiras bolas, nas segundas, no respeito pelo adversário, mas na intensidade que temos de dar ao jogo, porque se assim não for as coisas serão muito equilibradas», disse num fôlego.

Para Ivo Vieira, o jogo frente à equipa do CP é a «oportunidade para mostrar esse ‘mais’ que tem faltado», e que condena a equipa ao penúltimo lugar da Liga com apenas uma vitória. O treinador voltou ao jogo com o Ferrol, no início do mês, na pausa das seleções, para confirmar que vai fazer mais rotação na equipa. «Haverá algumas alterações devido ao comportamento dos atletas no microciclo em querer ganhar espaço na equipa, e há jogadores que podem ganhar espaço para o campeonato. Acredito, e passo-lhes esta mensagem, que um atleta que fizer 3 golos, a probabilidade de estar no jogo a seguir é muito grande, e eles têm que olhar para isto como uma oportunidade», notou, completando de seguida: «O plantel é equilibrado, não tenho tido oportunidade de dar espaço a toda a gente - temos 24 jogadores de campo e só jogam 10 e eles têm de usar cada oportunidade que surgir para dizer ao treinador que querem jogar na equipa.»