Tondela com tudo apto para o Caldas (de quem há zero saudade)
Caldas e Tondela não se defrontam há mais de 28 anos - e, pelo histórico, os tondelenses têm zero saudade…
A última vez que os dois clubes se defrontaram foi na temporada 1996/97, em jogo da II divisão B (zona centro). O Caldas ganhou 1-0, confirmando o favoritismo patente no histórico entre as duas equipas.
Os dois emblemas defrontaram-se durante três épocas seguidas, na década de 1990, e o Tondela nunca ganhou. O máximo que conseguiu, entre três vitórias dos pelicanos reais, foram dois empates.
Curiosamente, o primeiro jogo que opôs beirões e caldenses foi na primeira eliminatória da Taça de Portugal, uns anos antes, em 1979. O clube do distrito de Leiria carimbou a passagem à fase seguinte, ao ganhar 3-0 em Tondela.
46 anos depois, as duas equipas voltam a defrontar-se para a prova rainha - novamente em Tondela. Desta vez, ainda assim, o cenário é bem diferente. Se, em 1979/80, os auriverdes estavam uma divisão abaixo (III divisão) do Caldas (II divisão), agora estão duas acima.
A equipa da Liga, orientada desde a semana passada por Cristiano Bacci, tem oportunidade de ouro para afugentar de vez os fantasmas de Caldas - atualmente na Liga 3 -, dando, assim, a primeira vitória aos tondelenses em confrontos entre as duas equipas.
O treinador italiano prepara o jogo de domingo na máxima força. Depois do regresso dos internacionais Remy Vita (Ilhas Comores) e Yaya Sithole (África do Sul), na quarta-feira, hoje foi a fez de Hugo Félix, que não somou qualquer minuto pelos sub-21 de Portugal, integrar os trabalhos. Está agora tudo apto para o jogo de domingo às 17h.