Bednarek festeja o golo apontado ao Celoricense - Foto: Catarina Morais/Kapta+
Bednarek festeja o golo apontado ao Celoricense - Foto: Catarina Morais/Kapta+

Todo-poderoso Bednarek já tem estatuto especial no FC Porto

Passou a ser o único jogador titular em todos os jogos dos dragões. Polaco é patrão da defesa e mostra que sabe ferir os adversários: estreou-se a marcar com o Celoricense e aponta mira o Nottingham Forest, ao qual também já apontou um golo

Bednarek continua a afirmar-se como uma peça-chave no eixo defensivo dos dragões. No passado fim de semana, em Barcelos, o defesa-central de 29 anos atingiu um marco importante ao apontar o seu primeiro golo com a camisola azul e branca, após 11 jogos disputados.

O tento surgiu de cabeça, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Gabri Veiga, após uma boa impulsão, uma das principais características do central. Fez ainda uma assistência para um dos golos de Samu. Apesar de não ser conhecido pela veia goleadora, Bednarek já demonstrou no passado a capacidade de se destacar em palcos importantes. Antes de chegar ao FC Porto, somou 184 partidas na Premier League, onde marcou um total de nove golos. Pela seleção nacional da Polónia, para a qual foi chamado em 72 ocasiões, apontou o seu único golo no Mundial de 2018, frente ao Japão.

Como curiosidade, Bednarek também sabe o que é marcar ao Nottingham Forest, adversário do FC Porto na próxima jornada da UEFA Europa League. No passado mês de janeiro, quando ainda representava o Southampton, o polaco fez um dos golos na derrota por 3-2 no City Ground, onde os dragões irão atuar na próxima quinta-feira. Na jornada seguinte da Premier League, voltou a marcar, desta vez frente ao Newcastle, embora a sua equipa tenha saído novamente derrotada por 3-1.

O reencontro com o Nottingham Forest também poderá servir para o defensor polaco aproveitar a onda vitoriosa do FC Porto e tentar quebrar a malapata com este adversário: em três jogos que disputou frente aos reds saiu sempre derrotado. O Nottingham Forest, que despediu Ange Postecoglou, não ganha um jogo desde agosto.

Esta temporada, Bednarek é o único jogador do plantel portista a ter sido titular em todos os encontros disputados até ao momento, totalizando 903 minutos em campo. Com a titularidade de Cláudio Ramos na baliza no compromisso da Taça de Portugal com o Celoricense, Bednarek assumiu esse estatuto, superando Diogo Costa. O central foi substituído apenas três vezes, nos jogos contra o Vitória de Guimarães, Casa Pia e Estrela Vermelha, sendo que as substituições nos últimos dois compromissos antecederam os importantes clássicos frente a Sporting e Benfica.

Bednarek consolida a sua posição como referência no setor defensivo do FC Porto, mostrando solidez na retaguarda, mas também capacidade de contribuir em momentos ofensivos. Farioli não dispensa a sua experiência e o polaco só lhe dar razões para confiar na sua liderança.