Tiago Gabriel «é uma mistura de Ricardo Carvalho e Jorge Andrade»
Filipe Martins, atual técnico do Chaves e antigo treinador de Tiago Gabriel no Estrela da Amadora, não tem dúvidas sobre o potencial do jovem defesa português. Em entrevista ao portal italiano TuttoJuve.com, Filipe Martins abordou o alegado interesse da Juventus no jogador do Lecce, destacando a sua mentalidade e qualidade.
Questionado sobre os rumores que ligam Tiago Gabriel ao gigante de Turim, Filipe Martins mostrou-se pouco surpreendido. «A notícia não me surpreendeu de todo, porque o Tiago está a fazer um excelente trabalho no Lecce e na seleção de sub-21. Tem uma mentalidade forte e grande qualidade, pelo que a transferência para um clube maior faria todo o sentido», afirmou.
Para o técnico, uma eventual proposta da Vecchia Signora seria irrecusável. «Ninguém pode recusar a Juventus. A Juve precisa de contratar jovens talentos com o caráter e o perfil do Tiago. Seria uma grande oportunidade para ambas as partes», sublinhou.
Ao descrever o estilo de jogo do seu antigo pupilo, Filipe Martins recorreu a duas referências do futebol português. «Sempre achei que o Tiago faz lembrar o Ricardo Carvalho pela sua calma e forma de jogar, mas tem a passada larga que tinha o Jorge Andrade, que também jogou na Juventus no passado», explicou.
O treinador revelou ainda o orgulho que sente ao ver a evolução do defesa em Itália. «Acompanho a sua evolução com grande orgulho. Cada vez que o vejo jogar, está melhor e mais completo. Para um defesa, atingiu o nível futebolístico perfeito», comentou Martins, que se confessou «orgulhoso» por ter sido o treinador que o lançou «no futebol profissional».
Estreia difícil e uma previsão certeira
Filipe Martins recordou também os primeiros passos de Tiago Gabriel na equipa principal do Estrela da Amadora, que foram marcados por alguns percalços. «A sua estreia e os primeiros jogos foram bastante curiosos. Estreou-se contra a minha antiga equipa, o Casa Pia, e fez um jogo muito atento e inteligente, mas infelizmente teve responsabilidade no golo que sofremos e que nos custou a derrota», lembrou.
Apesar de um início complicado, a confiança no jogador nunca vacilou. «Ele não vacilou um milímetro, e eu também não. A partir do terceiro jogo, tudo mudou e ele jogou a um grande nível até eu sair», acrescentou.
O técnico partilhou ainda uma curiosidade que antecipou o sucesso do jovem: «Eu e o Filipe Luís [antigo adjunto] dissemos um ao outro que aquele rapaz rapidamente se tornaria titular e o nosso melhor defesa-central. Não nos enganámos».
Tiago Gabriel, atualmente com 20 anos, leva 17 jogos esta temporada pelo Lecce e pela seleção nacional sub-21, já tendo marcado um golo. Caso a transferência para a Juventus se concretize, o Estrela da Amadora terá direito a 10% do valor do passe do jogador.