Thunder à beira do título da NBA
Os Oklahoma City Thunder derrotaram os Indiana Pacers por 120-109 no quinto jogo das finais da NBA esta segunda-feira à noite, ficando a uma vitória do título da NBA.
Esta foi a décima vez — e de longe a mais importante — que os Thunder ultrapassaram os 70 pontos num jogo, graças às estrelas Jalen Williams (40 pontos, um recorde pessoal na carreira em playoffs) e o MVP Shai Gilgeous-Alexander (31). O primeiro converteu 14 de 24 lançamentos de campo, o segundo acrescentou 10 assistências.
SHAI WITH A ONE-OF-A-KIND FINALS PERFORMANCE 👀
— NBA (@NBA) June 17, 2025
🔥 31 PTS
🔥 10 AST
🔥 4 BLK
🔥 Only 30/10/4 Finals game since 1974
THUNDER 1 WIN AWAY FROM A TITLE! pic.twitter.com/BCZT8s7iAF
Pascal Siakam marcou 28 pontos pelos Pacers, que estão em desvantagem na série (2-3), procurando revertê-la no jogo da próxima sexta-feira à noite (madrugada de sábado em Portugal). McConnell adicionou 18 pontos.
O histórico também joga a favor dos Thunder: a maioria das equipas que venceram o quinto jogo das finais da NBA, estando a série empatada a 2-2, acabaram por ganhar (23 casos em 31, ou seja, uma taxa de sucesso de 74%). E as equipas com uma vantagem de 3-2 nas finais venceram 40 vezes em 49 ocasiões anteriores, ou seja, 82%. Mas o quinto jogo não foi fácil.
A perder por 18 pontos no final do segundo período, os Pacers — reis das reviravoltas nestes play-offs, com tantas vitórias nesta pós-temporada depois de desvantagens de 15 pontos ou mais (cinco) como o resto da liga junto, incluindo o primeiro jogo desta série — fizeram o que sabem fazer melhor, recuperar. E fizeram-no com Tyrese Haliburton como opção de reserva no ataque devido a uma lesão na perna que se agravou no primeiro período.
Liderados por McConnell, que marcou 13 pontos em pouco menos de sete minutos no terceiro período, os Pacers aproximaram-se a cinco pontos no final desse período. Depois, Siakam assumiu o controlo — com lances livres a 9:19 do fim, reduziu a desvantagem para quatro pontos, e depois um triplo um minuto depois reduziu o resultado para 95:93. Na era dos playoffs da NBA, a partir de 1997, equipas com vantagens de 15 pontos ou mais nas finais têm um registo de 80-9. Agora esse registo é de 81-9, e os Thunder estão a uma vitória do título.