Tem 13 anos, perdeu as pernas num ataque russo e agora brilhou na Maratona de Tóquio
Yana Stepanenko, jovem ucraniana amputada de 13 anos, completou este sábado os 5 kms da Maratona da Amizade de Tóquio 2025. Depois de já ter corrido outros 5 kms na Maratona de Boston de 2023, a jovem que perdeu as duas pernas num ataque militar russo em 2022, voltou a demonstrar a sua resilência e determinação, juntando-se a 1500 corredores de todo o mundo.
Yana foi ferida juntamente com a mãe, Natalia Stepanenko, num ataque na estação ferroviária de Kramatorsk, enquanto esperavam para embarcar num comboio de evacuação de uma zona de perigo. Apesar do trágico acidente, Yana abraçou a reabilitação com um espírito inabalável, recebendo próteses avançadas e iniciando um caminho de novas adaptações como atleta, e é vista como um símbolo de resiliência na Ucrânia.
🇺🇦 Символ української незламності 🙏🏻
— ⚒FC SHAKHTAR DONETSK (@FCShakhtar) March 1, 2025
🧡 Яна Степаненко за сприяння ФК «Шахтар» взяла участь у Tokyo Marathon Friendship Run 🇯🇵
👏 Дівчина пробігла 5 кілометрів, представляючи Україну 💙💛#Україна #Shakhtar pic.twitter.com/83U6YUTgZ8
Durante a corrida, Yana usou uma camisola com a palavra 'inquebrável', em colaboração com o Shakhtar Donetsk, para assinalar os três anos da invasão russa ao território da Ucrânia. A iniciativa simboliza a força do povo ucraniano, com os jogadores do Shakhtar Donetsk a entrarem também em campo na última jornada, com t-shirts com a mesma mensagem.
«Estou feliz por estar aqui em Tóquio e completar esta corrida. Temos de mostrar a nossa força e resistência - nada deve impedir a nossa luta pela liberdade. Somos inquebráveis! Foi difícil, mas já estou a pensar no próximo desafio!», afirmou Yana no fim da corrida.