Fotografia Emanuele Di Feliciantonio/IJF

Telma combate esta sexta-feira no Grand Slam de Baku

Cinco dos sete judocas que se deslocaram ao Azerbaijão encontram-se em lugares de qualificação para os Jogos de Paris-2024. Bárbara Timo de volta à competição desde o Master em agosto.

Maria Siderot (-52 kg), Joana Diogo (-52 kg) e Telma Monteiro (-57 kg), esta tendo ficado isenta da ronda inaugural em virtude de ser uma das cabeças de série devido à sua atual posição no ranking (13.ª), são, esta sexta-feita, os primeiros portugueses, dos sete que se deslocaram ao Azerbaijão, a entrar em ação no Grand Slam de Baku, que decorre até domingo. 

14.ª etapa das 17 que constituem o Circuito Mundial-2023 e onde o principal objetivo dos judocas nacionais, além de chegar ao pódio, é garantir o máximo de pontos que reforcem o apuramento para os Jogos de Paris-2024. 

Situação em que, nesta equipa que se deslocou a Baku, apenas Joana e Fernando estão atualmente fora de lugares dos qualificação e a primeira terá ainda de lutar com Maria pela única vaga que existe por país entre os apurados.

De regresso aos tatamis está Bárbara Timo (-63 kg), que não compete desde o Masters de Budapeste (7.ª), disputado no início de agosto, mas mantém-se em 9.ª do ranking mundial e 17.ª do olímpico. 

Seleção Nacional

Masculinos

-81 kg     João Fernando       amanhã   N. Zaborosciuc (Mda)

-100 kg    Jorge Fonseca domingo  B. Saduakas (Kaz)

Femininos 

-52 kg     Joana Diogo   hoje Mammadaliyeva (Aze)

-52 kg     Maria Siderot  hoje A. Gneto (Fra)

-57 kg     Telma Monteiro      hoje isenta 1.ª ronda

-63 kg     Bárbara Timo  amanhã   K. Kristo (Cro)

+78 kg     Rochele Nunes       domingo  isenta 1.ª ronda

Selecionadores: Pedro Soares e Marco Morais