PSG é um dos favoritos à conquista do Mundial de Clubes (Imago) - Foto: IMAGO

Tardes livres, praia e compras: as 'férias' do PSG no Mundial de Clubes

Os parisienses enfrentam este Mundial de Clubes embalados por uma rotina peculiar, cuidadosamente planeada para os ajudar a resistir a uma temporada que já vai (muito) longa

Depois de uma época verdadeiramente mágica, com quatro títulos conquistados, incluindo a UEFA Champions League, o PSG apresentou-se no Mundial de Clubes como um dos favoritos à vitória final. Para chegar a este objetivo, Luis Enrique e o restante staff parisiense, desenvolveram uma rotina que foge ao convencional, cuidadosamente planeada para ajudar os jogadores do emblema francês a não se sentirem sobrecarregados e resistir a uma temporada que vai longa.

Como noticia o L'Équipe, o dia a dia dos campeões europeus - que têm os portugueses Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos no plantel - assemelha-se, não a uma concentração para uma grande competição, mas a uma... colónia de férias, com um ambiente descontraído para diminuir a pressão ao redor da formação da capital francesa.

Para começar, a turma parisiense costuma ter os seus treinos na parte da manhã, ficando depois livres à tarde e à noite. Este tempo livre é aproveitado de diversas formas: muitos optam por relaxar no hotel, assistindo a séries ou participando em atividades recreativas, enquanto outros preferem aproveitar o sol na praia.

Há também quem escolha passear por Los Angeles, visitar locais emblemáticos como Hollywood, Beverly Hills ou Santa Mónica - tal como o próprio treinador espanhol. Além disso, o centro de treinos oferece condições que permitem aos jogadores passarem tempo com as suas famílias durante a preparação, um detalhe valorizado pelo plantel.

A possibilidade de fazer compras tranquilamente em centros comerciais, passando praticamente despercebidos - algo que não seria possível na Europa -, é outro dos privilégios de estarem afastados do velho continente. Com este ambiente mais leve e familiar, Luis Enrique acredita estar a encontrar o equilíbrio ideal entre trabalho e descanso, com o objetivo de manter a equipa focada e motivada, mas menos sobrecarregada, para a última competição da temporada.

E tendo em conta o 4-0 ao Atlético Madrid na jornada inaugural, para já, parece que a estratégia está a funcionar...

Sugestão de vídeo