Um sismo de magnitude 7.0 foi registado ao largo da costa nordeste de Taiwan no final da noite de sábado, de acordo com a Administração Central de Meteorologia da ilha.
O abalo ocorreu às 23h05 locais, a uma profundidade de 73 quilómetros e com epicentro a cerca de 32 quilómetros da cidade de Yilan.
Na capital, Taipé, o sismo foi sentido com intensidade, levando ao envio de alertas governamentais para os telemóveis da população. Residentes e a comunicação social local relataram edifícios a tremer, a queda de alguns tetos falsos e o derrube de produtos das prateleiras de supermercados. Não há vítimas mortais. A TVBS World Taiwan deu conta de um ferido ligeiro, que ficou preso num elevador em piso subterrâneo, mas que foi rapidamente resgatado.
🚨 Quick response in New Taipei! Man trapped in basement elevator after M7.0 quake rescued within 21 minutes by police & firefighters. Jiangcui Precinct officers found him stuck on B2 level at 23:19, freed by 23:40 — no injuries! pic.twitter.com/pGxVfwMVGZ
— TVBS World Taiwan (@tvbsworldtaiwan) December 27, 2025
Como medida de precaução, os operadores ferroviários reduziram temporariamente a velocidade de alguns comboios, incluindo os de alta velocidade. No entanto, poucos minutos após o sismo, as autoridades de Taipé confirmaram não haver relatos imediatos de danos graves.
Citando o corpo de bombeiros do país, a agência de notícias Reuters informou que a intensidade do sismo não foi suficiente para justificar a emissão de um alerta de tsunami.
🚨 Breaking: Taiwan's emergency alert system successfully activated across all 22 regions following magnitude 7.0 earthquake Saturday night — no casualties reported yet.
— TVBS World Taiwan (@tvbsworldtaiwan) December 27, 2025
★ https://t.co/DBqASwEfJw ★ pic.twitter.com/4o3JdCZrvQ
Apesar da ausência de danos generalizados, o abalo levou à evacuação de algumas instalações da TSMC, a maior fabricante de semicondutores do mundo.
Taiwan está localizada numa zona de elevada atividade sísmica e é frequentemente afetada por terramotos.
Em abril de 2024, um sismo de magnitude 7.2 atingiu a costa leste da ilha, resultando na morte de pelo menos 18 pessoas e mais de mil feridos.
Um dos sismos mais devastadores da história recente do país ocorreu em 1999, quando um abalo de magnitude 7.3 causou a morte a mais de duas mil pessoas.