Taichung, em Taiwan
Taichung, em Taiwan - Foto: IMAGO

Taiwan treme com sismo de magnitude 7.0

Sem registo de vítimas

Um sismo de magnitude 7.0 foi registado ao largo da costa nordeste de Taiwan no final da noite de sábado, de acordo com a Administração Central de Meteorologia da ilha.

O abalo ocorreu às 23h05 locais, a uma profundidade de 73 quilómetros e com epicentro a cerca de 32 quilómetros da cidade de Yilan.

Na capital, Taipé, o sismo foi sentido com intensidade, levando ao envio de alertas governamentais para os telemóveis da população. Residentes e a comunicação social local relataram edifícios a tremer, a queda de alguns tetos falsos e o derrube de produtos das prateleiras de supermercados. Não há vítimas mortais. A TVBS World Taiwan deu conta de um ferido ligeiro, que ficou preso num elevador em piso subterrâneo, mas que foi rapidamente resgatado.

Como medida de precaução, os operadores ferroviários reduziram temporariamente a velocidade de alguns comboios, incluindo os de alta velocidade. No entanto, poucos minutos após o sismo, as autoridades de Taipé confirmaram não haver relatos imediatos de danos graves.

Citando o corpo de bombeiros do país, a agência de notícias Reuters informou que a intensidade do sismo não foi suficiente para justificar a emissão de um alerta de tsunami.

Apesar da ausência de danos generalizados, o abalo levou à evacuação de algumas instalações da TSMC, a maior fabricante de semicondutores do mundo.

Taiwan está localizada numa zona de elevada atividade sísmica e é frequentemente afetada por terramotos.

Em abril de 2024, um sismo de magnitude 7.2 atingiu a costa leste da ilha, resultando na morte de pelo menos 18 pessoas e mais de mil feridos.

Um dos sismos mais devastadores da história recente do país ocorreu em 1999, quando um abalo de magnitude 7.3 causou a morte a mais de duas mil pessoas.