Heorhii Sudakov, médio contratado ao Shakhtar - Foto: IMAGO

Sudakov refugiou-se em abrigos e fugiu da guerra para Lviv com a mulher grávida

Reforço do Benfica viveu momentos difíceis com a invasão russa do seu país

Quase quatro anos depois de ter passado noites escondido num improvisado abrigo antiaéreo em Kiev, Heorhii Sudakov enfrenta um novo desafio na carreira: vai jogar em Portugal e no Benfica, distante da Guerra entre a Ucrânia e a Rússia.

O médio de 22 anos continua a carregar as marcas do conflito, mas o talento que o levou a ser apontado a clubes como Manchester City, Arsenal, Juventus e tantos outros, não deixou de florescer. Vai ter talvez em Portugal esse passo intermédio, antes de chegar a uma Big Five.

Em entrevista ao jornal inglês The Telegraph em 2023, o jovem recordou os dias em que, com a mulher Yelyzaveta grávida de sete meses, teve de se refugiar debaixo da casa dos pais durante os bombardeamentos. «Não era um abrigo de verdade, era como uma cave. Ficávamos lá uma hora até acabar o ataque e depois voltávamos para casa», contou.

Pouco depois, o casal embarcou numa viagem de dois dias para fugir de Kiev rumo a Lviv, onde Yelyzaveta pudesse dar à luz em maior segurança. «Normalmente seriam cinco horas de carro, mas demorou dois dias. O meu único pensamento era proteger a minha família, o futebol deixou de existir nesse momento», lembrou.

Milana nasceu em plena guerra e tem hoje pouco mais de três anos de vida. Apesar da instabilidade, Sudakov conseguiu retomar a carreira e viveu depois uma das noites mais marcantes da vida: marcou ao Barcelona, na Liga dos Campeões, diante do olhar emocionado da mulher, que viajou dois dias de comboio, automóvel e avião para pode estar presente. «Dediquei o golo à minha esposa e à minha filha. Foi muito especial», disse.

No verão de 2024, agora em entrevista ao Guardian, em que revelou o seu sonho de jogar em Inglaterra e de já estar a aprender inglês, ainda reconhecia o quanto a guerra fazia parte do seu dia a dia. «É difícil concentrar-me no futebol, mas percebo que esta é a única oportunidade de glorificar o nosso país a nível europeu. As conquistas desportivas, cada jogo pela seleção ou na Liga dos Campeões, são uma oportunidade incrível para mostrar ao mundo inteiro do que o nosso país é capaz, quão corajoso e independente é. E para recordar, a cada vez, que a invasão russa está a causar muito medo e sofrimento ao nosso povo e precisa de parar.»

Sudakov terá em Lisboa a oportunidade de jogar na Liga dos Campeões e no Benfica um clube que não participando numa Big 5 costuma projectar muitos para esse salto.

Vídeo sugerido