Sporting vai a Guimarães bater Vitória
O Sporting foi a Guimarães vencer o primeiro encontro da 20.ª jornada da Liga e somar pontos importantes nas contas da classificação que lhe quando ficam a faltar duas rondas apenas para o fim da fase regular.
Os leões fizeram o que lhes competia e mantiveram assim o terceiro lugar na tabela, já a olhar para os quartos de final que contarão com os oito primeiros classificados da fase regular.
Em Guimarães, os comandados de Luís Magalhães começaram cedo a construir a diferença que se revelaria fatal para os anfitriões e a meio do primeiro período já venciam por 7-14. O Sporting jogava bem defensivamente e mostrava-se eficaz nos lançamentos livres e de dois pontos, fechando em 13-31. Apesar dos 20 pontos de diferença, num período em que Jeremiah Bailey esteve em destaque, o Vitória reagiu e foi melhorando e, a um minuto do final do segundo parcial, a diferença era de apenas três pontos (43-46).
O Sporting percebeu a ameaça e foi para o intervalo a vencer por 45-50, mas o aviso era claro com os minhotos a marcarem o parcial com 32-19.
No terceiro quarto, a formação leonina voltou a dominar com Jeremiah Bailey e Nick Ward em destaque e voltou a abrir distâncias para a equipa da casa, que não conseguiu manter o nível do segundo período, permitindo aos leões fecharam em 61-76, (16-26).
Apesar do esforço dos vimaranenses, o triunfo não escapou ao Sporting que controlou a aproximação dos rivais (26-21) no último período.
Jeremiah Bailey foi o MVP do encontro num ensaio geral para o dérbi da próxima ronda marcado pela visita do Benfica ao João Rocha, daqui a uma semana.
Nos restantes encontros o Benfica derrotou o Póvoa, 94-77, e o Esgueira o Galomar por 85-82.
A jornada fica completa amanhã, domingo, com os seguintes encontros: Oliveirense - Galitos Barreiro, 15h00; Imortal – Ovarense, 16h30 e FC Porto – Queluz, 17h00.