St. Juste já falhou 494 dias de trabalho no Sporting (Foto IMAGO) - Foto: IMAGO

Sporting: St. Juste 'assusta' neerlandeses

PSV Eindhoven torceu o nariz aos constantes problemas físicos do defesa-central e o AZ Alkmaar ao preço pedido pelos leões pelo seu passe. Processo de saída do central no verão não se afigura de fácil resolução

Jeremiah St. Juste voltou a estar sob o fogo da crítica após o encontro com o Gil Vicente, no qual cometeu um penálti desnecessário sobre Mutombo que colocou os gilistas em vantagem durante um larguíssimo período do encontro. O defesa-central de 28 anos já tinha sido alvo da crítica de Rui Borges após a partida com o Arouca, a meio de fevereiro, por não ter comunicado que não se sentia bem fisicamente, algo que levou à substituição numa fase muito precoce do encontro.

Tal como A BOLA deu conta oportunamente, o jogador tem a porta de saída de Alvalade escancarada, mas, pelos dados recolhidos pelo nosso jornal, este processo não se afigura de fácil resolução.

O primeiro clube a demonstrar interesse nos serviços do neerlandês foi, precisamente, do seu país natal, o PSV Eindhoven, mas o historial de lesões no currículo do futebolista fizeram com que se afastassem do camisola 3 dos leões. Aliás, este é o principal motivo da decisão do Sporting em estar disponível para a venda do passe do jogador. De facto, contas feitas, desde que chegou a Alvalade, no início da temporada 2022/2023, o central já perdeu devido a problemas físicos 494 dias de trabalho.

O outro clube que cobiçou St. Juste é também dos Países Baixos, o AZ Alkmaar, mas, neste caso, o clube eliminado pelos leões nas meias-finais da então Taça UEFA em 2004/2005 assustou-se com o preço requerido pelo Sporting passe do jogador: já não os 10 milhões que custou quando chegou do Mainz em 2022 mas ainda assim valor na ordem dos 7,5 milhões. No fundo, a administração da SAD pretende recuperar ao máximo o investimento feito quando recrutou o defesa junto do emblema alemão.

No entender dos responsáveis leoninos, a qualidade de St. Juste é inquestionável, especialmente pela velocidade apresentada na transição ataque-defesa — na memória ainda está a recuperação ao sprint sobre Martinelli no Sporting-Arsenal de 2022/2023 — mas os constantes problemas físicos atrapalham imenso plena afirmação. Aliás, se tivermos em conta os valores refletidos pelo site especializado em cotações de mercado Transfermarkt chega-se à conclusão de que os direitos económicos do jogador têm desvalorizado duma forma assombrosa — quando chegou ao Sporting o passe estava avaliado em €16 M, agora já vai nos €6 M. Mesmo tendo em conta o avançar da idade do futebolista, dos 26 quando chegou para os atuais 28.

O contrato de St. Juste com o Sporting é válido até junho do próximo ano e este fator também contribuirá para que potenciais interessados, previsivelmente, não apresentem propostas muito avultadas pelo passe do atleta, uma vez que ficará a um ano de terminar a ligação com o Sporting e a partir de janeiro de 2026 ficará livre para assinar por outro clube sem custos de transferência associados ao emblema que o receber.

Sugestão de vídeo