Luis Suárez é o homem mais avançado, com apoio de gala proveniente de trio de luxo: Pedro Gonçalves, Trincão e Catamo. Hjulmand é o capitão - Foto: Miguel Nunes
Luis Suárez é o homem mais avançado, com apoio de gala proveniente de trio de luxo: Pedro Gonçalves, Trincão e Catamo. Hjulmand é o capitão - Foto: Miguel Nunes

Sporting: regresso do tridente maravilha à vista

Foi na Luz, a 5 de dezembro, a última vez que Pedro Gonçalves jogou de início, com Trincão e Catamo: trio pode reaparecer amanhã na Liga, frente ao Nacional

A bonança chega depois da tempestade, um ditado popular que Rui Borges tem vindo a sentir com o desanuviar dos clientes da Unidade de Performance.

Após onda de lesão que voltou a assolar o plantel leonino, o treinador tem vindo a receber reforços, ainda que a conta-gotas, numa altura em que o Sporting está bem vivo nas frentes em que ainda se vê envolvido, nomeadamente, no campeonato, na perseguição ao líder FC Porto, com o tão desejado tri na mira; na Liga dos Campeões, prova em que os leões garantiram apuramento direto para os oitavos de final; na Taça de Portugal, onde os verdes e brancos defrontam o Aves SAD nos quartos de final na defesa de do troféu conquistado na última temporada.

Numa altura em que o caudal ofensivo da equipa de Alvalade tem sido cartão de visita, Rui Borges volta a ter disponível tridente que faz mossa nas defesas adversárias, com Pedro Gonçalves, após ter somado minutos nos últimos jogos, na sequência de paragem devido a lesão, a dar provas de que está pronto para regressar ao onze, para se juntar a Catamo e Trincão.

O camisola 8 parou em véspera do jogo com o Bayern, da 6.ª jornada da Liga dos Campeões (1-3, a 9 de dezembro), devido a lesão muscular na coxa direita, regressou em Arouca, no passado dia 24, tendo sido lançado aos 69' num jogo que o Sporting venceu, por 2-1, e no último jogo, em Bilbau, jogou mais 36', mexendo com o encontro, deu o seu toque de magia, esteve envolvido nas melhores jogadas, contribuindo para vitória histórica.

«É uma equipa que até ao último minuto luta pela vitória, é a mentalidade do clube e do nosso grupo, é tentar entrar em todos os jogos para ganhar. E é isso que vamos fazer, jogar para ganhar. Como têm dito vários jogadores e o treinador, é história, é o clube a fazer história pelo nosso futebol, por Portugal, o que é muito importante», disse Pedro Gonçalves na chegada a Lisboa, após o jogo com o Athletic.

Estão, assim, reunidas condições para o reencontro do trio maravilha. Diga-se que data de 5 de dezembro o último jogo em que Rui Borges escalou um onze com Geny Catamo, Trincão e Pedro Gonçalves. Aconteceu na Luz, na 13.ª jornada, que terminou empatado (1-1), com o golo dos leões a ter sido apontado por... Pote. Trincão tem sido um dos esteios, é o totalista, com 2656 minutos em 31 jogos (10 golos marcados) e Catamo atravessa momento de grande influência, regressado da CAN de pé quente (bisou com o Arouca).

Trincão com o prémio de MVP no jogo em Bilbau

Numa avaliação ao calendário, Rui Borges até pode equacionar algum tipo de gestão para o jogo de amanhã com o Nacional e no da Taça de Portugal, com o Aves SAD, sendo certo que o treinador quer reunir as tropas na máxima força para o jogo no Dragão, a 9 de fevereiro, para uma batalha com o líder, que pode ser fundamental para ganhar a guerra (entenda-se campeonato).

«Sporting pode sonhar com mais alguma coisa»

Augusto Inácio, antigo treinador campeão pelo Sporting, falou a A BOLA sobre a possibilidade da utilização destes jogadores já amanhã: «Esse trio com o Suárez à frente é o melhor que o Sporting pode ter. Muita qualidade diferenciada do Pote, que tem um tipo de jogo que mais nenhum outro tem no plantel, Catamo está a passar a melhor fase da carreira, está num excelente momento de forma, e o Trincão, embora nos últimos jogos tenha estado abaixo do nível que já apresentou, é sempre aquele jogador que pode marcar a diferença, porque liga bem o jogo, remata bem fora da área, faz bons cruzamentos, é uma frente de ataque poderosa.»

Augusto Inácio foi jogador e treinador campeão ao serviço do clube
Augusto Inácio, nas instalações de A BOLA, foi jogador e treinador campeão ao serviço do Sporting

Este trio com o Suárez à frente é o melhor que o Sporting pode ter

Já instado a analisar o desempenho de Luís Guilherme, extremo reforço de inverno, foi cauteloso: «Ainda é prematuro ter opinião bem formatada. Porque aquilo que vi, ainda não foi nada de especial. Jogava mais do lado direito para dentro, aquilo que fazia o Trincão quando jogava na direita para dentro, jogando do lado esquerdo, embora tenha pé esquerdo, acho que não é o seu habitat natural e onde se pode evidenciar mais. Mas há uma questão de conhecimento, de treino, de competir e ter alguns minutos.»

Quanto ao apuramento direito para oitavos da Champions, o treinador teceu rasgados elogios: «É fantástico. O Sporting está a fazer uma excelente Liga dos Campeões, fruto também da capacidade da equipa e do seu treinador. Diria até que o Sporting pode sonhar com mais alguma coisa, já provou ter equipa para ombrear com qualquer outra. Agora, não posso estar a olhar só para o lado bom, aquela primeira parte em Bilbau... nos oitavos de final o Sporting está sujeito a não ter mais possibilidades.»