Luis Suárez festeja mais um golo em Alvalade - Foto: Sérgio Miguel Santos
Luis Suárez festeja mais um golo em Alvalade - Foto: Sérgio Miguel Santos

Suárez sobre o Mundial: «Porque não erguer o troféu?»

Avançado quer continuar em bom plano no Sporting para integrar convocatória da Colômbia

A fama de que Luis Suárez granjeia na Colômbia, algo que, segundo o próprio em declarações à estação televisiva Win Sports, foi «do zero aos cem», algo que o deixa à beira das lágrimas.

O avançado do Sporting não esconde que sonhou com o que agora está a viver: «Passei toda a minha carreira em Espanha, por isso, não tinha público ou imprensa colombiana por essa razão, porque não jogava num grande clube da Colômbia. E obviamente jogar pela seleção dá-nos um valor incrível. Quando estamos bem todos os colombianos reconhecem isso. Foram muitos anos de trabalho à espera de uma oportunidade. E quando ela surgiu, sabia que não a podia desperdiçar.»

De olho no Mundial, onde a Colômbia defrontará Portugal, Uzbequistão e o vencedor do caminho 1 do play-off intercontinental - Jamaica, Nova Caledónia ou Congo -, o atacante espera continuar em altas no Sporting para poder perfilar-se entre os convocados.

«Todos os colombianos sonham estar num Mundial, mesmo aqueles que já estiveram. Temos queremos cantar o hino no estádio. Consigo visualizá-lo e até tenho vontade de chorar de emoção só de pensar.»

Suárez não é comedido na revelação de um sonho: «Temos ferramentas suficientes para avançar muitas fases. Esperamos chegar ao último dia e, porque não, erguer o troféu. É a razão pela qual este processo foi feito e para o qual temos trabalhado. Nós, colombianos, temos a má mentalidade dos conformistas. Temos de mudar essa mentalidade de estarmos satisfeitos com o que temos e começarmos a procurar mais. Vamos trabalhar pouco a pouco e não estabelecer um teto. Temos de ter essa mentalidade de que vamos até ao último dia e, porque não, ser campeões.»