Suárez sobre o Mundial: «Porque não erguer o troféu?»
A fama de que Luis Suárez granjeia na Colômbia, algo que, segundo o próprio em declarações à estação televisiva Win Sports, foi «do zero aos cem», algo que o deixa à beira das lágrimas.
O avançado do Sporting não esconde que sonhou com o que agora está a viver: «Passei toda a minha carreira em Espanha, por isso, não tinha público ou imprensa colombiana por essa razão, porque não jogava num grande clube da Colômbia. E obviamente jogar pela seleção dá-nos um valor incrível. Quando estamos bem todos os colombianos reconhecem isso. Foram muitos anos de trabalho à espera de uma oportunidade. E quando ela surgiu, sabia que não a podia desperdiçar.»
De olho no Mundial, onde a Colômbia defrontará Portugal, Uzbequistão e o vencedor do caminho 1 do play-off intercontinental - Jamaica, Nova Caledónia ou Congo -, o atacante espera continuar em altas no Sporting para poder perfilar-se entre os convocados.
«Todos os colombianos sonham estar num Mundial, mesmo aqueles que já estiveram. Temos queremos cantar o hino no estádio. Consigo visualizá-lo e até tenho vontade de chorar de emoção só de pensar.»
"Yo creo que todos los jugadores colombianos soñamos con estar en un Mundial, incluso los que ya han ido, todos soñamos con estar cantando el himno en el estadio, pero los que tengan la suerte de estar lo van a disfrutar; yo me lo imagino y me entran ganas de llorar": Luis… pic.twitter.com/FBGofUM5BJ
— Win Sports (@WinSportsTV) January 30, 2026
Suárez não é comedido na revelação de um sonho: «Temos ferramentas suficientes para avançar muitas fases. Esperamos chegar ao último dia e, porque não, erguer o troféu. É a razão pela qual este processo foi feito e para o qual temos trabalhado. Nós, colombianos, temos a má mentalidade dos conformistas. Temos de mudar essa mentalidade de estarmos satisfeitos com o que temos e começarmos a procurar mais. Vamos trabalhar pouco a pouco e não estabelecer um teto. Temos de ter essa mentalidade de que vamos até ao último dia e, porque não, ser campeões.»
"Yo soy colombiano y tengo mentalidad colombiana, nosotros los colombianos tenemos esa mentalidad de conformistas. No es una crítica mala, sino constructiva; tenemos que cambiar esa mentalidad para poder ser campeones y a veces no se da porque el fútbol es así, pero es dar… pic.twitter.com/y0zJWlSO1T
— Win Sports (@WinSportsTV) January 30, 2026