Neve em Arouca? Como o Sporting está a preparar-se
Frio, muito frio, chuva e até a possibilidade de nevar em Arouca. A meteorologia foi tema na conferência de imprensa de antevisão do jogo da 19.ª jornada do campeonato, este sábado às 18h00, com o Sporting a viajar com cuidados redobrados, tendo em conta o estado do tempo esperado. A BOLA explica-lhe.
Rui Borges foi questionado sobre a possibilidade de os leões, e os arouquenses, terem um adversário nada habitual nos jogos em Portugal: a neve.
«Não se prepara, porque não temos neve aqui. Vamos ter que tratar da neve artificial [risos]. É uma questão de momento. Ainda hoje choveu torrencialmente no treino, a malta fica logo congelada e quer acabar o treino. Essa adaptação às circunstâncias é difícil para toda a gente, mas a ambição e o querer ganhar têm de estar acima de tudo. Se tiver de ser de fato de macaco, é de fato de macaco, se for de t-shirt e chinelos será de t-shirt e chineles. O grupo tem esse espírito de adaptação», disse o treinador.
Pois a adaptação terá de ser feita para um jogo que deve decorrer com muito frio e chuva. Já neve «não se pode excluir mas será pouco provável» à hora do jogo, conta-nos Bruno Café, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A possibilidade de nevar na zona de Arouca está prevista apenas para a madrugada deste sábado, neve «acima dos 600/800 metros pode acontecer» em certas zonas «mas com a aproximação de superfície frontal essa possibilidade sobe para os 1200/1400 metros a partir do final da manhã».
Ou seja, os jogadores deverão livrar-se da neva mas não do frio, «com as temperaturas à hora do jogo a andarem na casa dos 9/7 graus». «Precipitação mais persistente» é de esperar, sobretudo mais para o final do jogo, diz-nos ainda Bruno Café.
Mediante este cenário, o Sporting leva na bagagem mais material para proteção das baixas temperaturas, mais agasalhos e não será de admirar que alguns jogadores optem por usar luvas e colãs por baixo dos calções durante o jogo, sobretudo os menos habituados às baixas temperaturas.
Também a equipa técnica já deu recomendações aos jogadores sobre as botas e outro material a usar. Todos os cuidados são poucos e todos os pormenores contam. O leão não quer, nem pode, vacilar…
Artigos Relacionados: