Sporting e Benfica cumprem antes do dérbi
Como se esperava, no Pavilhão João Rocha, o Sporting não teve grandes dificuldades para bater o Arsenal da Devesa por 43-22, em jogo da 17.ª jornada do Campeonato Nacional de Andebol.
Num encontro entre primeiro e último, destacou-se a capacidade concretizadora tanto do lateral espanhol Jan Gurri como do português Leonardo Anastácio, com ambos a marcar seis golos cada, No entanto, a partida não ficou só marcada pela superioridade leonina, mas também pela oportunidade concedida a vários jovens da formação para somar minutos.
Desde cedo, com Dário Ursu e Christian Moga no eixo defensivo, os leões cavaram um fosso no marcador, apoiados por uma primeira linha muito rápida, onde Natán Suárez e Jan Gurri se destacaram, bem acompanhados pelos pontas Carlos Álvarez e Orri Thorkelsson. Os quatro foram desmontando com facilidade o sistema defensivo adversário. A vantagem foi-se avolumando de forma natural e, ainda antes do intervalo, Ricardo Costa lançou várias jovens promessas. Francisco Fonseca, nas funções de pivot, marcou dois golos consecutivos, enquanto Tiago Dias e Vicente Almeida deixaram boas indicações nas alas. Com uma equipa cada vez mais rejuvenescida, o Sporting chegou ao intervalo a vencer por 26-10, já com vários atletas da equipa B a assumirem protagonismo e a mostrarem qualidade individual e coletiva.
Na segunda parte, praticamente sem jogadores do plantel principal, o domínio manteve-se absoluto. Francisco Loureiro organizou o jogo no papel de central, Pedro Velasco e Vicente Almeida mostraram-se eficazes no contra-ataque e Leonardo Anastácio destacou-se no remate exterior, dividindo no final o estatuto de melhor marcador da partida com Gurri. Manuel Costa, com cinco remates certeiros cada, foram os mais concretizadores do conjunto visitante bracarense, muito penalizado no marcador e cada vez mais afundado na tabela classificativa.
BENFICA CUMPRE ANTES DO DÉRBI
No Pavilhão 2 da Luz, o Benfica também bateu, sem grandes dificuldades, o Vitória de Guimarães por 33-22. O lateral cubano Reinier Taboada foi, de longe, o melhor marcador da partida, com 11 golos. O espanhol Ismael El Korchi conseguiu cinco e Bélone Moreira apontou quatro.
No conjunto vimaranense, 9.º classificado do campeonato, destaca-se o registo ofensivo do jovem egípcio de 19 anos Adel Ahmed, que contribuiu com oito golos para o encontro.
A primeira parte foi mais equilibrada, tendo sido fechada com uma diferença de quatro golos (16-12), contra os sete do segundo tempo (17-10). Triunfo justo das águias, que seguem no segundo lugar, a quatro pontos do Sporting, que soma por vitórias todos os jogos realizados.
Na sexta-feira, há dérbi marcado às 20 horas para o Pavilhão n.º 2 da Luz. Um triunfo dos leões será enorme passo rumo ao título.