Equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Luanda iniciou defesa do título com vitória folgada
Equipa feminina de basquetebol do Sporting Clube de Luanda iniciou defesa do título com vitória folgada

Sporting de Luanda inicia defesa do título de basquetebol com posição de força...

Arrancou o campeonato nacional de basquetebol sénior feminino, a Liga Azule, com as campeãs - e o 1.º de agosto - a criarem fosso para a concorrência.

Destaque desde logo para a forma como as campeãs, Sporting Clube de Luanda, entraram na defesa do título: as leoas de Luanda não deram hipótese às Formigas do Cazenga, vencendo por uma margem confortável de 76-27. A equipa leonina dominou o encontro desde o primeiro segundo, com um parcial avassalador de 31-8 logo no primeiro quarto. Magda Mussol foi a grande figura das campeãs nacionais de Angola, terminando o jogo como a melhor marcadora com 19 pontos e uma eficiência de 19. Do lado das Formigas, apenas Madalena Quirindo conseguiu chegar à dezena de pontos.

«Graças a Deus foi bom, conseguimos fazer aquilo que trabalhámos. Tivemos uma resposta positiva, embora o grau de dificuldade não tenha sido o que esperávamos», friosu Vladimiro Miranda, treinador-adjunto do Sporting de Luanda. Já o treinador das Formigas do Cazenga, João Formosa, reconheceu as falhas defensivas e o elevado número de perdas de bola (turnovers), mas mantém o otimismo para o futuro: «Temos que trabalhar para ver se melhoramos no próximo jogo... Não é como começa, é como termina».

A jornada inaugural da Liga Azule ficou ainda marcada por exibições de força e um duelo decidido nos detalhes. No Pavilhão do Codem, o 1.º de Agosto não deu tréguas ao Núcleo R. D. Labomba, vencendo por esclarecedores 80-33. As militares dominaram todos os parciais, impulsionadas por uma inspirada Ana Serviço, que foi a "cestinha" do encontro com 23 pontos, bem apoiada por Tatiana Miguel e Denise Pascoal, ambas com 15 pontos. 

Já no confronto mais equilibrado da tarde, o Interclube teve de suar para vencer o Vila Clotilde por 59-55. Apesar da excelente réplica do Vila Clotilde, que teve em Idalecia Ferreira e Joana Secuma as suas principais unidades (12 pontos cada), a equipa da "polícia" valeu-se do duplo-duplo de Antónia Miguel (10 pontos e 11 ressaltos) e dos 12 pontos de Edvânia Pascoal para garantir os primeiros dois pontos no campeonato.