Jogadores do Benfica festejam no jogo com o Aves SAD (foto: Sérgio Miguel Santos/Kapta+)
Jogadores do Benfica festejam no jogo com o Aves SAD (foto: Sérgio Miguel Santos/Kapta+)

Sentimentos a crescer no balneário do Benfica

Resposta no campeonato alimenta crença

O Benfica venceu com autoridade o Aves SAD, por 3-0, na 23.ª jornada da Liga Portugal, consolidando um momento de confiança e estabilidade para José Mourinho. A exibição segura permitiu ao treinador reforçar a convicção de que o trabalho desenvolvido está a recolocar a equipa no caminho desejado.

Galeria de imagens 34 Fotos

Depois de um exigente duelo europeu frente ao Real Madrid, os encarnados responderam com maturidade. Recorde-se que, após o jogo anterior contra os espanhóis (4-2), na fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica tinha tropeçado num empate a zero em Tondela. Desta vez, a equipa mostrou força mental e respondeu de forma convincente.

Internamente, Mourinho considerou muito, além das boas exibições individuais, o facto de o Benfica voltar a mostrar domínio no Estádio da Luz e solidez defensiva. O encontro com o Aves SAD foi o 12.º jogo sem sofrer golos na Liga, somando apenas 13 golos sofridos — a terceira melhor defesa, atrás de FC Porto e Sporting — e 49 golos marcados, o segundo melhor ataque, apenas superado pelo rival de Alvalade. A equipa mostra-se cada vez mais pressionante na recuperação da bola e eficaz a anular os ataques adversários, analisa o técnico.

Com este triunfo, o Benfica soma cinco vitórias consecutivas na Luz e três seguidas no campeonato — frente a Alverca (2-1), Santa Clara (2-1) e Aves SAD (3-0). O próximo objetivo é vencer o Gil Vicente, em Barcelos, o que permitiria alcançar a quarta vitória consecutiva na prova, algo ainda inédito nesta temporada. Logo depois, os encarnados recebem o FC Porto, num clássico com peso na luta pelo título.

Nos últimos dez jogos, o Benfica somou 26 pontos, os mesmos que o Sporting e mais um do que o líder FC Porto. José Mourinho e a equipa mantêm-se firmes na corrida e não desistem da luta no campeonato.