Seleção feminina de basquetebol de Portugal perdeu com a Sérvia no primeiro jogo da qualificação para o Eurobasket - Foto: FPB

Selecionador destaca importância de vencer Islândia

Técnico da seleção feminina de Portugal, Ricardo Vasconcelos, diz que as nórdicas são adversárias diretas das linces na qualificação para o Eurobasket 2027, destacando a importância do duelo caseiro desta terça-feira (19h00)

O selecionador nacional de basquetebol feminino, Ricardo Vasconcelos, destacou a importância do jogo frente à Islândia, esta terça-feira (19h00), no Barreiro, da segunda jornada do Grupo G de qualificação para o Campeonato da Europa de 2027 (Eurobasket). O técnico identificou a seleção nórdica como um adversário direto na luta pelo apuramento.

«A equipa tem consciência da importância deste jogo. É o adversário com quem vamos lutar diretamente pelo apuramento, e jogamos em casa, perante os nossos fãs», afirmou Vasconcelos, em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

Selecionador nacional de basquetebol feminino, Ricardo Vasconcelos (FPB)

Portugal chega à segunda jornada após a derrota, no último sábado, frente à Sérvia (77-51), em Belgrado. A formação sérvia é considerada a principal favorita do grupo, e o selecionador antevê um novo desafio exigente diante da Islândia.

«Não vai ser fácil, é um jogo duro. Elas são muito físicas, muito verticais, lançam muito bem de pés parados, portanto, vamos ter de fazer um grande trabalho defensivo para ter a certeza que o jogo está sob o nosso controlo», vincou.

Maianca Umabano: «Estamos prontas!»

O encontro terá um significado especial para Maianca Umabano, extremo do GDESSA e uma das jogadoras chamadas para esta jornada, que vai representar Portugal pela primeira vez em casa.

«Vou ter as minhas colegas de equipa e pessoas muito importantes para mim [no pavilhão]. Por isso, estou muito feliz e com esperança que corra tudo bem», afirmou, mostrando confiança num triunfo português.

Maianca Umabano, jogadora de basquetebol de Portugal (FIBA)

«A vitória é o objetivo e acho que estamos prontas! Entrámos bem no último jogo e acho que só precisamos de ser um bocadinho mais consistentes e manter o ritmo do jogo, e vamos conseguir», completou.

A Sérvia lidera o agrupamento com quatro pontos em dois jogos, após ter vencido também a Islândia (84-59). O Grupo G é o único composto por apenas três seleções.

A seleção portuguesa procura a segunda presença consecutiva numa fase final do Europeu, depois da estreia inédita em 2025. A qualificação prossegue depois com novos duelos frente à Sérvia e à Islândia, agendados para 14 e 17 de março de 2026. As duas primeiras classificadas de cada grupo, bem como as três melhores terceiras, avançam para a segunda ronda, a disputar em novembro de 2026 e fevereiro de 2027.