Seleção feminina de basquetebol de Portugal prepara qualificação para o Eurobasket com Islândia (FPB)
Adicione A BOLA às suas preferências do Google

Selecionador destaca importância de vencer Islândia

Técnico da seleção feminina de Portugal, Ricardo Vasconcelos, diz que as nórdicas são adversárias diretas das linces na qualificação para o Eurobasket 2027, destacando a importância do duelo caseiro desta terça-feira (19h00)

O selecionador nacional de basquetebol feminino, Ricardo Vasconcelos, destacou a importância do jogo frente à Islândia, esta terça-feira (19h00), no Barreiro, da segunda jornada do Grupo G de qualificação para o Campeonato da Europa de 2027 (Eurobasket). O técnico identificou a seleção nórdica como um adversário direto na luta pelo apuramento.

«A equipa tem consciência da importância deste jogo. É o adversário com quem vamos lutar diretamente pelo apuramento, e jogamos em casa, perante os nossos fãs», afirmou Vasconcelos, em declarações divulgadas pela Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB).

Selecionador nacional de basquetebol feminino, Ricardo Vasconcelos (FPB)

Portugal chega à segunda jornada após a derrota, no último sábado, frente à Sérvia (77-51), em Belgrado. A formação sérvia é considerada a principal favorita do grupo, e o selecionador antevê um novo desafio exigente diante da Islândia.

«Não vai ser fácil, é um jogo duro. Elas são muito físicas, muito verticais, lançam muito bem de pés parados, portanto, vamos ter de fazer um grande trabalho defensivo para ter a certeza que o jogo está sob o nosso controlo», vincou.

Maianca Umabano: «Estamos prontas!»

O encontro terá um significado especial para Maianca Umabano, extremo do GDESSA e uma das jogadoras chamadas para esta jornada, que vai representar Portugal pela primeira vez em casa.

«Vou ter as minhas colegas de equipa e pessoas muito importantes para mim [no pavilhão]. Por isso, estou muito feliz e com esperança que corra tudo bem», afirmou, mostrando confiança num triunfo português.

Maianca Umabano, jogadora de basquetebol de Portugal (FIBA)

«A vitória é o objetivo e acho que estamos prontas! Entrámos bem no último jogo e acho que só precisamos de ser um bocadinho mais consistentes e manter o ritmo do jogo, e vamos conseguir», completou.

A Sérvia lidera o agrupamento com quatro pontos em dois jogos, após ter vencido também a Islândia (84-59). O Grupo G é o único composto por apenas três seleções.

A seleção portuguesa procura a segunda presença consecutiva numa fase final do Europeu, depois da estreia inédita em 2025. A qualificação prossegue depois com novos duelos frente à Sérvia e à Islândia, agendados para 14 e 17 de março de 2026. As duas primeiras classificadas de cada grupo, bem como as três melhores terceiras, avançam para a segunda ronda, a disputar em novembro de 2026 e fevereiro de 2027.

A iniciar sessão com Google...