Seleção no Japão, Catarina combate de madrugada
Sem competir no Circuito Mundial desde os Jogos de Paris-2024 e após na passada semana se ter disputado o Campeonato Nacional, em Odivelas, a Seleção regressa à ação na próxima madrugada, no Grand Slam de Tóquio.
Última etapa da temporada, que decorre entre este sábado e domingo, e conta com a participação da bronze do último Europeu Catarina Costa (-48 kg, Ac. Coimbra), a duas vezes pódio em Mundiais Bárbara Timo (-70 kg, Benfica) e a medalha de bronze olímpica Patrícia Sampaio (-78 kg, Gualdim Pais).
Primeira a entrar em ação, Catarina (12.ª do ranking), que como terceira cabeça de série ficou isenta da ronda inaugural, começa por defrontar a judoca de Hong Kong Suet Yiu Tang (152.ª).
Domingo, Bárbara terá pela frente a japonesa Rin Maeda (86.ª). Note-se que, pelo menos neste final de temporada, a judoca do Benfica surge nos -70 kg, categoria na qual foi aos Jogos de Tóquio 2020 e tornou-se vice-campeã mundial em 2019. Para o ciclo de Paris 2024 lutou nos -63 kg, tendo sido bronze no Mundial de Tashkent 2022.
Quanto a Patrícia (10.ª), surge como principal cabeça de série, no primeiro confronto medirá forças com a russa Aleksandra Babintseva (47.ª), contra quem ganhou apenas uma vez das três ocasiões que se defrontaram no Circuito, precisamente a última, em 2023.