Depois de dez temporadas em Boston, Jaylon Brown joga agora nos Sixers ao lado de LeBron James, Joel Embiid e Tyrese Maxey
Depois de dez temporadas em Boston, Jaylon Brown joga agora nos Sixers ao lado de LeBron James, Joel Embiid e Tyrese Maxey

Scalabrine recua após afirmar que Jaylen Brown exigiu ser trocado pelos Celtics

Comentador televisivo dos Celtics havia declarado que, no defeso, o ex-extremo de Boston, agora nos 76'ers, havia apresentado uma série de exigências à direção da equipa e se não fossem cumpridas queria ser transferido para os Milwaukee Bucks

A troca de palavras entre Jaylen Brown e Jayson Tatum conheceu um novo e inesperado episódio protagonizado por Brian Scalabrine, antigo jogador dos Celtics e campeão em 2007/08. O atualmente comentador televisivo da formação de Boston e apresentador na rádio SiriusXM, onde tem o podcast The Starting Lineup viu-se obrigado a corrigir as declarações que fez sobre um alegado pedido de transferência por parte de Brown, caso o clube não cumprisse um série de exigências apresentadas, e que a ser trocado pretendia ir para os Bucks num negócio que envolveria Giannis Antetokounmpo.

Scalabrine foi mais longe e declarou que Brown teria até falado com um companheiros dos Celtics a perguntar se estariam dispostos a ser evolvidos no negócio e acampanharem-no na transferência para Milwaukee.

A polémica começou na passada quinta-feira, quando Brown reagiu com um emoji sugestivo de falsidade a um vídeo no Instagram no qual Tatum abordava a sua reação à troca de Brown para os Sixers.

Na noite seguinte, Tatum garantiu à comunicação social que não existiam divergências. «Isto não é a p--- do Shaq e Kobe, não há problema nenhum.» Já no sábado, Brown confirmou a ausência de conflito direto, ainda que com ironia. «Não há problema, mas pode haver aí umas costeletas de borrego e algum molho.» O jogador acrescentou ainda que Tatum contava com «uma excelente equipa de relações públicas».

Contudo, na segunda-feira, Scalabrine garantiu no seu programa da SiriusXM que Brown tinha «exigido ser trocado» dos Celtics, sustentando que o pedido tinha sido feito «não através da comunicação social, mas à organização». O comentador chegou a rematar: «Se estás realmente a fazer isso e dizes que o Tatum é quem está a mentir, toda a tua base nisto é uma mentira.»

A resposta do lado do atleta não tardou. Um representante da equipa de Brown, que acabou por ser transferido para os 76'ers em troca de Paul George, garantiu a Kris Rhim, da ESPN, que a versão de Scalabrine era «10.000% mentira». A mesma fonte explicou que, após os Celtics terem informado Brown da intenção de o negociar, o «único pedido foi ter uma palavra a dizer sobre o seu destino», detalhe igualmente noticiado por Chris Hine, do diário Philadelphia Inquirer.

Confrontado com o desmentido, Scalabrine acabou por mudar o discurso antes da transmissão televisiva da NBC Sports Boston para o jogo no TD Garden entre os Celtics e os Bulls, que acabou com a vitória do anfitriões por 134-99, retirando força ao que havia afirmado horas antes, mas manteve a afirmação de que o extremo havia feiro uma série de exigências.

«Não sei qual foi o ultimato, nem quais foram as exigências, nem o que quer que fosse. Portanto, tecnicamente, ele não exigiu ser transferido. Foi mais do tipo: 'Faz isto ou aquilo, senão...”. E uma dessas exigências pode ter sido: 'Dá-me a renovação de 140 milhões de dólares'. Ainda não cheguei ao fundo da questão. Nem sequer sabia que isto ia vir a ser um problema. É uma daquelas coisas que me ficou na cabeça durante meses. Acabei por falar nisso porque estávamos a discutir as coisas mais estranhas, e agora já se sabe. Limitei-me a resumir tudo, a sintetizar aquele discurso confuso para manter as coisas simples, mas creio que foi isso que me causou problemas» afirmou Scalabrine.

Recorde-se que Jayson Tatum e Jaylen Brown jogaram juntos nos Celtics durante nove épocas, depois de ambos terem sido a terceira escolha do draft: Tatum em 2017 e Brown em 2016. Lado a lado conduziram o clube cinco finais da Conferência Este, dois Finals (2021/22) e à conquista do título de 2023/24 contra os Mavericks. Play-off em que Brown foi eleito MVP da final de Este e dos Finals.

Próximo artigo

A iniciar sessão com Google...