4.º: SC Braga (16,5 milhões de euros - 7,71% do total da Liga) - Foto: Hugo Delgado/Lusa

SC Braga: paira a dúvida sobre o homem-golo

Carlos Vicens tem promovido rotatividade em toda a equipa e, consequentemente, no jogador mais adiantado do ataque; com mudança efetiva de sistema, técnico espanhol explora as opções para a posição de ponta de lança

Com a implementação do 4x2x3x1 por parte de Carlos Vicens, a dúvida vai pairando sobre quem vai ser o escolhido para assumir o papel de homem-golo. A rotatividade do plantel vem sendo habitual no treinador espanhol, especialmente numa altura em que a densidade competitiva foi elevada. No entanto, o momento de assentar a base da equipa aproxima-se, pois os dois últimos empates já deixaram algo a desejar entre os adeptos dos guerreiros do Minho.

Desde a 1.ª mão do play-off de acesso à Liga Europa, o SC Braga joga com um sistema de quatro defesas e com um ponta de lança declarado. A partir daí, em quatro encontros, o técnico, de 42 anos, apostou três vezes em Fran Navarro e apenas uma em El Ouazzani. Porém, há que contar com uma condicionante importante, em três dessas partidas não havia Ricardo Horta e, por isso, Pau Víctor foi utilizado como o elemento mais adiantado do meio-campo que auxiliou diretamente os avançados.

O capitão vai acelerando o seu processo de recuperação e é expectável que possa estar apto para o confronto com o Gil Vicente, deste domingo. Assim, o jogador mais caro da história dos arsenalistas pode surgir a partir de uma das alas ou sozinho na frente de ataque, havendo sempre a hipótese de ser relegado para a condição de suplente. Mas, para além daquilo que custou (12 milhões de euros), o avançado espanhol, de 23 anos, tem um argumento bem mais fidedigno a seu favor, pois é o segundo melhor marcador da equipa, à frente dos dois homens que lhe fazem sombra. O jovem dianteiro contabiliza três golos, apenas atrás de Rodrigo Zalazar (cinco), em oito utilizações.

Fran Navarro tem dois tentos apontados, mas ambos de enorme importância, pois faturou no prolongamento da 2.ª mão da 2.ª pré-eliminatória da Liga Europa, frente ao Levski Sofia, oferecendo a qualificação para a fase seguinte. Também marcou o dois igual, aos 87’ com o Aves SAD, garantindo um ponto para os bracarenses. El Ouazzani converteu um penálti com sucesso no triunfo por 3-0 em Alverca e deu, igualmente, um ponto à equipa com o tento apontado em Vila do Conde ao minuto 89.