SC Braga: Evitar o pior ciclo da temporada
Apesar de ter passado três jogos sem ganhar (uma derrota - Real Madrid na Champions e dois empates - Gil Vicente Liga e Casa Pia Taça da Liga), estes dois desaires consecutivos igualam o pior registo da temporada, tendo curiosamente o Nápoles como protagonista em ambos. A receção aos italianos, a 20 de setembro em que o SC Braga perdeu por 1-2, seguiu-se à derrota no Algarve, frente ao Farense, por 1-3.
Na sequência, a equipa respondeu com cinco triunfos de rajada, até aos tais três encontros sem ganhar. No entanto, mais recentemente, os bracarenses até vinham de cinco partidas sem perder - dois triunfos (Arouca Liga e Portimonense Taça de Portugal, um empate (Union Berlin) e mais duas vitórias (Estoril e Vizela para o campeonato) - e emperraram na partida decisiva com o Nápoles (0-2) e também no confronto direto com um adversário na luta pelos lugares cimeiros, na receção ao Benfica (0-1).
Esta sexta-feira há novo jogo de carácter decisivo. O SC Braga está obrigado a ganhar na Madeira, frente ao Nacional, na 3.ª ronda do Grupo A da Taça da Liga, de forma a conseguir marcar presença na final four da competição, no final do próximo mês, em Leiria. Recorde-se que os arsenalistas já conquistaram este troféu em duas ocasiões - 2012/13 e 2019/20.
A Choupana, casa do Nacional, é conhecida como um terreno difícil, mas nos últimos anos o SC Braga tem passado bem no arquipélago. Aliás, o último triunfo da equipa casa foi a 6 de outubro de 2013, na 7.ª jornada da Liga (0-3), com Manuel Machado no comando técnico dos alvinegros e Jesualdo Ferreira no banco do SC Braga. Daí para cá, registo para dois empates na deslocação dos minhotos à Madeira para enfrentarem o Nacional e quatro vitórias. Sendo que a última, na 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal da temporada passada, resultou em goleada, com a equipa de Artur Jorge a ganhar por 5-0.