Ao bisar frente ao Aves SAD, Samu chegou aos 18 golos, esta época - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+
Ao bisar frente ao Aves SAD, Samu chegou aos 18 golos, esta época - Foto: Rogério Ferreira/Kapta+

Samu: golos, dezembro gordo e entrada na galeria dos notáveis

Combinação de astúcia e espontaneidade tornam o espanhol numa referência goleadora ao nível de grandes nomes do passado dos dragões. Aves SAD nem o pode 'ver'...

Samu encerrou a segunda metade de 2025 com um desempenho extraordinário, com golos decisivos e atuações que o colocam na senda de grandes referências atacantes do FC Porto. Dezembro foi especialmente produtivo para o avançado, que fechou o mês com oito golos em sete jogos, confirmando um instinto goleador que não dá tréguas às balizas adversárias.

O Aves SAD, em particular, tornou-se na sua vítima favorita: em apenas dois jogos, Samu já lhes apontou cinco golos. O seu primeiro ‘hat-trick’ com a camisola azul e branca, numa vitória por 5-0 em outubro de 2024, foi justamente contra os avenses. Até ao momento, o ponta de lança já marcou 18 golos frente a 12 adversários diferentes e está bem posicionado para superar o registo da sua temporada de estreia, quando terminou com 27 golos, o melhor desempenho da sua carreira até agora. Com apenas 21 anos, o espanhol tem ainda uma longa margem de progressão pela frente, para alegria de Farioli.

Entre os ‘maiores’

Com metade da época cumprida, Samu marcou 18 golos em 24 jogos em várias competições e só não fez o gosto ao pé na Taça da Liga. Contra o Aves SAD fez o quarto bis da temporada (V. Guimarães, Malmo e E. Amadora já tinha sofrido na pele a eficácia do goleador) e chegou aos 30 golos na Liga pelo FC Porto em 45 partidas.

Nos últimos 50 anos, apenas cinco jogadores do FC Porto chegaram mais rapidamente às três dezenas de golos na principal competição nacional: Jardel (31 jogos), Jackson Martínez (34), Falcao (38), McCarthy (40) e Jaques (43).

Estes dados, fornecidos pelo Playmakerstats, sublinham o impacto de Samu, que surge como digno sucessor de uma linhagem de avançados que marcaram a história dos azuis e brancos. Quinze anos depois de Jackson Martínez brilhar no ataque portista, Samu demonstra ter argumentos para também inscrever o seu nome entre os grandes. A combinação de astúcia e espontaneidade faz a diferença em campo...