Rui Borges recordou exibições leoninas em Turim, Munique e Nápoles para salientar «maturidade» dos jogadores

Rui Borges destacado em França: «Muito melhor treinador e amigo do que jogador»

Jornal L'Équipe elaborou reportagem sobre o treinador do Sporting, que defronta esta terça-feira o PSG, na UEFA Champions League

«Muito melhor treinador e amigo do que jogador», afirma José Luís, ex-companheiro de equipa de Rui Borges no Mirandela, ao jornal L'Équipe. A prestigiada publicação francesa mergulhou no passado do técnico do Sporting, que, esta terça-feira, vai tentar anular o favoritismo do campeão europeu PSG em Alvalade.

«Nunca saboreou a elite como jogador. Dezassete épocas na sombra, sem nunca ultrapassar a segunda divisão portuguesa. Uma trajetória modesta, quase invisível, que contrasta com o lugar que ocupa hoje. Aos 44 anos, Rui Borges tornou-se o homem forte do Sporting, que conduziu à dobradinha na época passada, algo que o clube lisboeta não conquistava desde 2002», enaltecem os gauleses, que destacam a «ascensão metódica» do técnico transmontando, marcada por «uma grande confiança nele próprio».

«O Rui sabia unir o grupo, queria sempre perceber os diferentes exercícios, o porquê das coisas serem feitas», recordou Carlos Correia, antigo treinador e ex-presidente do Mirandela, referindo-se aos tempos de Borges como atleta. «Tinha também outras características que mantém hoje: o facto de ser um estudante do jogo, com muita vontade de aprender, e sobretudo o facto de ser uma pessoa muito positiva. Acredita verdadeiramente em si próprio e nas suas ideias», prosseguiu.

O L'Équipe lembra, ainda, que na chegada a Alvalade o atual treinador dos leões «enfrentou alguma desconfiança», mudando numa fase inicial a sua matriz tática para um esquema de três centrais, mais parecido com aquele que Ruben Amorim havia implementado no Sporting. «Voltou ao seu sistema esta época. Com um estilo de jogo atrativo (50 golos marcados em 18 jogos do campeonato) e resultados convincentes, apesar dos 7 pontos que atualmente separam o Sporting (2.º) do líder FC Porto. Sob o seu comando, os leões venceram, nomeadamente, três jogos consecutivos em casa na Liga dos Campeões, algo que nunca tinha acontecido», realça o jornal.

«Acredita sempre que é possível inverter uma situação», insiste Carlos Correia. «Trabalhou toda a carreira de treinador para um projeto como o do Sporting e, agora, não tenho qualquer dúvida de que continuará a ter sucesso no clube e fará parte dos melhores do Mundo», remata o antigo treinador de Borges.

O onze provável do Sporting:

Galeria de imagens 11 Fotos