Roy Keane responde a Van Dijk e arrasa Liverpool: «Têm sido uns péssimos campeões»
Roy Keane não poupou nas críticas ao Liverpool pela quebra de rendimento esta época, afirmando que os jogadores têm de se «aguentar e calar» perante a contestação. A antiga glória do Manchester United considera que os Reds têm sido «uns péssimos campeões» na defesa do título da Premier League.
Após uma temporada em que conquistaram o campeonato, a equipa orientada por Arne Slot tem tido um desempenho dececionante. Atualmente no sexto lugar da tabela após 24 jornadas, o Liverpool vê a qualificação para a UEFA Champions League em risco, o que tem gerado uma onda de críticas.
Em resposta, o defesa Virgil van Dijk apelou à responsabilidade dos comentadores, mostrando-se preocupado com o impacto mental nas gerações mais novas. «Sinto que os antigos jogadores de topo têm uma responsabilidade para com a nova geração», afirmou o neerlandês a Gary Neville, acrescentando que, embora a crítica seja normal, por vezes transforma-se em «caça-cliques» e provocações «sem pensar nas repercussões para o lado mental dos jogadores».
«A crítica é absolutamente normal e faz parte do jogo, e acho que deve continuar assim. Mas, por vezes, a crítica também se transforma em caça-cliques, em dizer coisas para provocar, e sem pensar nas repercussões para o lado mental dos jogadores, especialmente da geração mais nova, que está constantemente nas redes sociais», explicou Van Dijk.
O central mostrou-se particularmente preocupado com o futuro. «Vai ser cada vez pior, porque as plataformas de hoje, com o caça-cliques e os títulos, toda a gente está constantemente nelas. Sinto que especialmente os ex-profissionais, os jogadores de topo, que também já passaram por tudo, têm a responsabilidade de proteger um pouco esse lado também.»
No entanto, Roy Keane discorda e insiste que, após os inúmeros elogios da época passada, a equipa tem de aceitar a contestação atual. «Estivemos a elogiar o Liverpool durante toda a época passada, foram extraordinários, absolutamente brilhantes. Mas quando, nesta altura da época, se está 17 pontos atrás dos líderes do campeonato, então tem de se ser criticado», declarou Keane.
O irlandês foi ainda mais longe: «Acho que é preciso aguentar e calar. Sim, há sempre a preocupação se se torna pessoal, sim, consigo ver os jogadores ficarem chateados, mas quando se critica a equipa do Liverpool por estar aberta ou pelo número de jogos que perdeu, pela forma como perdeu em casa recentemente... adivinhem, vão ser criticados!»
«Quando não se está a render e se está tão longe do topo, como estiveram há uns anos, eu disse e volto a dizer: têm sido uns péssimos campeões», rematou Keane, sublinhando que, apesar de ainda estarem nas competições europeias e na Taça de Inglaterra, o desempenho no campeonato justifica as críticas.
Liverpool tentou imitar o Man. City
Até Jamie Carragher, uma lenda do Liverpool, concordou com a análise de Keane. Questionado pela Sky Sports se os Reds foram «maus campeões», Carragher respondeu afirmativamente. «Sim... O Roy disse isso há quatro ou cinco anos, quando ganhámos o último, e eu não concordei. Mas esta época, concordo totalmente contigo», admitiu.
Carragher explicou que as expectativas eram de um período de domínio. «Não nos podemos esquecer que o que o Liverpool fez no verão não foi apenas para reforçar o plantel, foi para se colocar numa posição de fazer o que o City tem feito nos últimos anos, ganhar três campeonatos em cinco anos. Este era o momento que os adeptos do Liverpool sentiam, e que eu senti no verão, que era a nossa altura de ir e dominar o campeonato nos próximos três ou quatro anos, e isso não aconteceu», atirou.