Renan pronto para segurar o Dragão: «Tem a calma necessária para lidar com este cenário»
Esta segunda-feira, o Estrela da Amadora visitará a casa de um grande e, a exemplo do que vem sucedendo desde que retornou ao escalão principal do futebol português, irá apresentar-se com um guarda-redes experiente entre postes.
Renan Ribeiro tem sido indiscutível na baliza estrelista e, segue a linha de João Costa, titular entre janeiro e junho últimos, Bruno Brígido, que defendeu as redes dos amadorenses entre junho de 2022 e janeiro de 2025, e António Filipe.
Este último, hoje com 40 anos, representou o Estrela entre 2022 e 2024 e considera que o seu antigo clube está muito bem servido na baliza, dispondo de um titular capaz de estar à altura de um desafio de enorme dificuldade como o de enfrentar o líder do campeonato no recinto deste.
«O Renan é um guarda-redes experiente, tal como eu era na altura. Tem qualidade, história no futebol português e já provou que sabe corresponder quando a exigência é maior. É forte entre os postes, lê bem o jogo e tem a calma necessária para lidar com este tipo de cenário», avalia António Filipe, bem impressionado quanto ao companheiro de posição.
A poucos dias do embate entre FC Porto e Estrela, o veterano guardião recordou já ter vivido experiência semelhante - defendeu a baliza dos tricolores frente ao Sporting, em novembro de 2023 - e, por isso, está ciente da exigente tarefa que aguarda o brasileiro.
«É sempre especial ver um guarda-redes preparar-se para um jogo grande. Passei por isso quando representei o Estrela e tive a oportunidade de jogar em Alvalade contra um Sporting muito forte. São noites que ficam marcadas para sempre. A pressão existe, claro, mas é esse tipo de palco que nos faz crescer e nos confirma que pertencemos a este nível», reforçou.
António Filipe, que segue em atividade, ao serviço do Atlético da Malveira no Campeonato de Portugal, já vestiu a pele de Renan, confia na sua capacidade... e deixa-lhe o seu testemunho.
«Conheço bem o que é entrar num ambiente daqueles, exige concentração máxima, confiança no trabalho feito durante a semana e uma grande capacidade de gerir momentos críticos do jogo. O Renan vai agora viver algo semelhante no Dragão, frente ao FC Porto», salientou, desejando sorte ao seu companheiro de profissão e sucessor na baliza do Estrela.