Extremo do Sevilha é alvo das águias

Reforço do Benfica sabe o que é golear o FC Porto

Dodi Lukebakio brilha a grande altura em jogos de tensão alta, desde a estreia a marcar como sénior, há dez anos. Entre inúmeros golos à elite europeia, sobressai uma exibição de sonho em Munique

Dodi Lukebakio cruzou-se com o futebol português pela primeira e última vez antes de sequer rubricar a estreia como sénior. A 18 de março de 2015, o Anderlecht, clube onde o extremo foi formado, defrontou o FC Porto nos quartos de final da UEFA Youth League.

A turma belga trucidou os jovens dragões com cinco golos sem resposta, marcados até aos 65'. Lukebakio entrou em campo pouco tempo depois e ainda teve uma oportunidade de ouro para marcar aos azuis e brancos, mas permitiu a defesa a Raul Gudino numa situação de 1x1.

Mile Svilar, com apenas 15 anos, defendeu as redes do Anderlecht diante dos dragões. O guarda-redes belga transferiu-se em 2017 para o Benfica, onde permaneceu até 2022.

Dos 14 jogadores utilizados por António Folha, treinador dos sub-19 do FC Porto, apenas Fernando Fonseca, Jorge Fernandes e Bruno Costa, estrearam-se pela equipa principal azul e branca. João Costa, atual guarda-redes do plantel às ordens de Francesco Farioli, não foi utilizado diante do Anderlecht.

Lukebaiko seria titular nas meias-finais da Youth League, que o Anderlecht perdeu diante do Shakhtar Donetsk por 1-3.

Atrás da elite desde a estreia a marcar

As boas exibições nos escalões de formação precipitaram a estreia principal na época seguinte, a 25 de outubro de 2015, diante do Club Brugge (3-1), aos 18 anos. Lukebakio rubricou 18 jogos pelo Anderlecht, 16 dos quais a partir do banco do suplente. Quis o destino do futebol que o primeiro golo como sénior ditasse a tendência de brilhar em jogos de alto nível.

O Anderlecht perdia por 2-3 em casa diante do Standard Liége, quando Lukebakio entrou em campo aos 71'. Três minutos bastaram para o jovem extremo se estrear a marcar com uma cabeçada fulminante e empatar as contas 3-3.

O produto da formação do Anderlecht seguiu carreira no Toulouse por empréstimo em 2016/17, antes de dividir a época seguinte entre Charleroi e o Watford. 20 minutos ao serviço do clube londrino bastaram para rubricar a estreia na Premier League, aos 20 anos.

Ãpós representar três clubes num ano e meio, Lukebakio explodiu na Bundesliga em 2018/19, ao serviço do Fortuna Dusseldorf. Entre os 14 golos na época de estreia do futebol alemão, sobressairam três diante do campeão em título.

Lukebakio foi herói em Munique (IMAGO)

Dodi Lukebakio rubricou o primeiro hat trick da carreira, nada mais nada menos, que na casa do Bayern Munique. O extremo belga foi o obreiro de um surpreendente empate do Fortuna Dusseldorf na Allianz Arena (3-3), tendo marcado o último golo aos 90+3', que refletiu todas as características que o diferenciam: rapidez, força física e frieza em frente à baliza.

Os bávaros voltariam a sofrer nas mãos de Lukebakio em 2022, quando o extremo já representava o Hertha Berlim. As boas exibições na capital alemã espoletaram o interesse do Sevilha que o levou para a LaLiga no verão de 2023.

Após uma primeira temporada de adaptação ao futebol espanhol, Lukebakio explodiu no segundo ano, tendo marcado 11 golos, dois dos quais a Atlético e Real Madrid, a 8 e 22 de dezembro de 2024, respetivamente.

Lukebakio sabe o que é marcar aos gigantes de Madrid (IMAGO)

O caça-grandes ruma agora ao Benfica, pelo qual vai reencontrar o FC Porto e o Real Madrid, duas equipas de boa memória.