Recordista Depay evita desilusão dos Países Baixos
Sofreu, mas deu. Os Países Baixos seguem na liderança do Grupo G, mas sofreram muito mais do que era esperado na Lituânia. A seleção orientada por Ronald Koeman venceu em Kaunas por 3-2, este domingo, e graças ao capitão Memphis Depay.
O jogador do Corinthians bisou e quebrou o recorde de Robin van Persie, tornando-se de forma isolada no melhor marcador de sempre do seu país ao chegar aos 52 golos, conta os 50 do ex-futebolista e atual treinador do Feyenoord. Klaas-Jan Huntelaar é o terceiro na lista com 42 tentos.
Esse primeiro golo que fez história surgiu logo aos 11 minutos: Gakpo recebeu a bola dos pés de Aké na ala esquerda e cruzou para o desvio de Depay. Como seria de esperar, o atacante celebrou efusivamente o golo que o coloca para sempre na história dos Países Baixos e os seus colegas foram todos ter com o seu capitão. Antes do recomeço da partida, Depay ainda foi ao banco de suplentes dar um grande abraço a Ronald Koeman.
Os neerlandeses continuaram ao ataque e aos 33 minutos Quinten Timber aproveitou um lance de enorme confusão na grande área para aumentar a vantagem, com muita sorte à mistura.
Com alguma felicidade à mistura, Timber aumenta a vantagem neerlandesa em Kaunas 😬#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Lituânia #PaísesBaixos pic.twitter.com/scVZbSvgQR
— sport tv (@sporttvportugal) September 7, 2025
A partir daí, os lituanos responderam e bastaram três minutos para reduzirem a diferença no marcador para apenas um golo: excelente remate de Gineitis, assistido por Lasickas, sem hipóteses para Verbruggen.
A Lituânia reduz com um remate de primeira de Gineitis 💪#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Lituânia #PaísesBaixos pic.twitter.com/MCbVflEqm2
— sport tv (@sporttvportugal) September 7, 2025
Se este golo causou surpresa nos adeptos visitantes, eis que perto do intervalo ficaram ainda mais chocados ao verem os visitados a conseguirem igualar o resultado, de bola parada. Cruzamento do autor do primeiro golo para o cabeceamento sem espinhas de Girdvainis, aos 43 minutos.
Empata a Lituânia ainda na primeira parte 😱#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Lituânia #PaísesBaixos pic.twitter.com/GE3iyFc2YZ
— sport tv (@sporttvportugal) September 7, 2025
Tudo empatado ao intervalo, mas Koeman deixou as substituições para os 60 minutos, lançando van de Ven, Steijn e Jurrien Timber, mas foi uma dupla que já estava no relvado que decidiu. Dumfries cruzou e Depay bisou de cabeça (64’), provocando a desilusão nas bancadas.
Bis de Depay, Países Baixos recuperam a liderança 🫡#sporttvportugal #QUALIFIERSnaSPORTTV #QualificaçãoMundial #Lituânia #PaísesBaixos pic.twitter.com/i4v4eVM45f
— sport tv (@sporttvportugal) September 7, 2025
Novamente em vantagem no marcador, os neerlandeses procuraram fechar o jogo, mas não conseguiram. Gakpo ainda acertou na trave seis minutos depois e Malen até colocou a bola no fundo das redes logo a seguir, mas o avançado do Aston Villa viu o golo a ser anulado por falta a um defesa, após ter tirado o guarda-redes da frente.
Triunfo importante para os Países Baixos, que já tinham escorregado neste estágio de setembro – empate caseiro a uma bola com a Polónia -, pelo que mantêm a vantagem de três pontos na liderança do grupo G para os polacos e Finlândia. O próximo jogo é em outubro em Malta.