Reações após batalha campal em Madrid: «Arrependo-me profundamente do meu comportamento…»
Guerschon Yabusele desculpou-se publicamente depois das cenas violência que marcaram o final do jogo da Euroleague entre Real Madrid e Partizan, da passada quinta-feira. O francês, do Real Madrid, envolveu-se numa verdadeira batalha campal que se formou entre ambas as equipas (ver notícia relacionada), aplicando um golpe de judo ao adversário Dante Exum. O extremo do Partizan deixou o campo a coxear e apoiado por membros do plantel.
Veja o momento do golpe, aos 0.09 segundos do vídeo:
Através de uma publicação na rede social Instagram, Yabusele lamentou o sucedido. «Arrependo-me profundamente do meu comportamento no jogo da noite passada. O basquetebol é um desporto de amizade e companheirismo. As minhas sinceras desculpas ao Partizan, um clube com o qual sempre tive uma grande relação, ao Dante Exum, à sua família, companheiros, equipa e todos os adeptos».
Também Sergio Llull, base da equipa espanhola, reagiu na manhã que se seguiu ao jogo, com uma publicação na rede social Twitter. Apesar de não ter incitado a violência, foi a falta de Llull sobre Punter, jogador do Partizan, que exaltou os ânimos.
No comunicado pode ler-se:
«O que aconteceu ontem à noite nunca deveria ter acontecido num campo de basquetebol. Assumo total responsabilidade por cometer esta falta grosseira que desencadeou o desastre que se seguiu. As minhas desculpas a todos os aficionados do basquetebol».
Lo de anoche no debe ocurrir nunca en una cancha de baloncesto. Asumo mi responsabilidad por hacer esa dura falta que desencadenó el desastre posterior. Mis disculpas a todos los aficionados al baloncesto.
— Sergio Llull (@23Llull) April 28, 2023