Dro Fernández marca o primeiro golo pelo Barcelona (IMAGO)

Quem tem três letras no nome, 17 anos e já é titular no Barcelona?

Resposta: Dro Fernández, ou se calhar em breve, um jogador Dro outro mundo

O Barcelona nunca é estranho a dar oportunidades na equipa principal a jovens provenientes de La Masia e esta segunda-feira há um novo exemplo disso: Dro Fernández, jogador de 17 anos que é titular na formação de Hansi Flick frente aos sul-coreanos do Daegu FC. Um prémio depois de ter marcado ao Vissel Kobe naquela que foi a estreia pelos blaugurana, onde só precisou de nove minutos em campo para brilhar.

Numa bola perdida à entrada da área, Dro não esteve para meias medidas e calibrou um remate de primeira com o pé direito que só parou no fundo da baliza.

Ascendência filipina e nascido perto de Portugal

Pedro Fernández Sarmiento nasceu em Nigràn pequena cidade próxima de Vigo e a menos de 30 quilómetros de Valença. O pai é galego e a mãe filipina, o que lhe confere os traços asiáticos que apresenta.

Dro Fernández (IMAGO)

Deu os primeiros passos no futebol no Val Miñor, um clube por onde também passou o ex-Benfica Rodrigo Moreno, assim como os irmãos Thiago Alcântara e Rafinha, ambos que vieram depois a jogar no Barcelona. Que não demorou a captar Dro Fernández: aos 14 anos, trocou o Oceano Atlântico pelo Mar Mediterrânico e ingressou em La Masia.

Porquê Dro?

A alcunha pela qual já é conhecido no mundo do futebol é uma simples abreviatura do nome Pedro, que partilha com o pai. O irmão é que o começou a chamar assim, para evitar confusões em casa, e a designação ganhou força em Val Miñor, estando agora destinada a acompanhar o jovem jogador ao longo da carreira.

Mais um criativo

Em relação ao estilo de jogo, Dro Fernández é um médio criativo que atua mais nas zonas centrais do terreno, mas que também pode jogar a falso nove. Segundo a Imprensa espanhola, destaca-se pela técnica apurada no toque de bola, na visão de jogo e na potência no remate -que já evidenciou.

Tudo isto fez com que Hansi Flick o chamasse para a digressão asiática do Barcelona, tendo já merecido a titularidade. Com contrato até 2027, é esperado que o Barça o renove, ainda que não seja expectável que integre já o plantel da equipa principal.

Vídeo sugerido